DEU IMPRINTING!: VAMPIROS, LITERATURA BEST-SELLER E CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS A PARTIR DO FENÔMENO JUVENIL THE TWILIGHT SAGA

Conteúdo do artigo principal

Jennifer da Silva Gramiani Celeste
Juliana Gervason Defilippo

Resumo

The Twilight Saga, nacionalmente conhecida como A Saga Crepúsculo, idealizada pela escritora norte-americana Stephanie Mayer, mobilizou a indústria literária e do entretenimento em meados do ano de 2008, quando lançada no Brasil. Entre seres humanos, vampiros e lobisomens, Twilight impactara a Literatura Juvenil, assim como conduzira a imersão de jovens no universo literário, estes, até então pouco adeptos e cativos às práticas de leitura. Defronte a este contexto, o presente artigo objetiva dissertar e refletir acerca da dinâmica de produção literária dedicada aos jovens a partir do fenômeno da coleção Crepúsculo (2008), considerando, para tanto, a abordagem de temas sobrenaturais na Literatura em meio ao sistema cultural de convergência das mídias.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Gramiani Celeste, J., & Gervason Defilippo, J. (2019). DEU IMPRINTING!: VAMPIROS, LITERATURA BEST-SELLER E CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS A PARTIR DO FENÔMENO JUVENIL THE TWILIGHT SAGA. Abusões, 9(9). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.40750
Seção
As metamorfoses do vampiro na literatura e na cultura
Biografia do Autor

Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "A Literatura e os Cibercaminhos", sediado pelo Programa de Mestrado em Letras (Literatura Brasileira), pertencente ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Juliana Gervason Defilippo, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Pós-Doutoranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora e Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Pesquisa "A Literatura e os Cibercaminhos", sediado pelo Programa de Mestrado em Letras (Literatura Brasileira), pertencente ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.