A BESTA DENTRO DE CADA UM: METAMORFOSES DO VAMPIRO NA LITERATURA BRASILEIRA

Conteúdo do artigo principal

Pedro Puro Sasse da Silva

Resumo

A publicação da primeira edição de Drácula sucede apenas em alguns anos os famosos assassinatos de Whitechapel, que marcam a ação de um dos primeiros e mais famosos serial killers do mundo, Jack, o estripador. Assim como Jack, o vampiro de Bram Stoker ameaça Londres não apenas fisicamente, mas ontologicamente: ainda que não seja um amaldiçoado morto-vivo, Jack é a confirmação de uma ansiedade crescente que Darwin, entre outros, instaurou na sociedade oitocentista, a de que o homem, longe de ser uma criação especial de Deus, era apenas um animal entre outros. Esse homem cujo interior guarda uma besta sedenta por sangue, representado pela literatura vitoriana de vampiros, encontrará seu espelho realista nos assassinos da literatura de crimes que floresce na mesma época, sem dúvida inflamada por casos como os horrendos crimes de Whitechapel. Enquanto o Brasil não se mostra um país pródigo em representações do vampiro propriamente dito, é rico em narrativas que abordam os mesmos medos inspirados por esse predador urbano, chegando, muitas vezes, a incorporar em suas figuras reais traços desses monstros sobrenaturais. Propomos, assim, uma leitura dos predadores urbanos brasileiros à luz dos medos da animalização do homem levantados pela literatura vitoriana, mostrando uma das metamorfoses possíveis do vampiro em território nacional.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sasse da Silva, P. P. (2019). A BESTA DENTRO DE CADA UM: METAMORFOSES DO VAMPIRO NA LITERATURA BRASILEIRA. Abusões, 9(9). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.40692
Seção
As metamorfoses do vampiro na literatura e na cultura
Biografia do Autor

Pedro Puro Sasse da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedro Sasse é doutorando em Estudos Literários pela UFF e professor substituto de Teoria Literária e Literatura Brasileira da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. É integrante do grupo de pesquisa “Escritos Suspeitos: estudos sobre a ficção criminal contemporânea”, coordenado pela prof.ª Carla de Figueiredo Portilho. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7219234746540444. E-mail: pedro_sasse@hotmail.com.