MERLIM DE ROBERT DE BORON E O TEXTO RELIGIOSO

Conteúdo do artigo principal

Mariany Camilo Nabarrete
Fábio Lucas Pierini

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar o processo de cristianização do personagem protagonista da obra medieval Merlim, além de averiguar como e porque o autor, Robert de Boron, utiliza a intertextualidade, mais especificamente a estilização, para criar sua narrativa. As obras medievais, segundo estudiosos, possuem um caráter formador, criadas com o intuito de adequarem uma população a um determinado regime político e religioso, logo, um estudo sobre o personagem Merlim, em especial o descrito por Robert de Boron que recebe o nome da obra, é importante para que se possa compreender a necessidade da literatura Idade Média, bem como para desvendar-se uma razão que justifique a presença da personagem em obras posteriores. Para tanto, a análise do livro Merlim, de Robert de Boron, pauta-se nas teorias de intertextualidade e hipertextualidade de Gérard Genette (2010), assim como na teoria de paródia, paráfrase e intertextualidade defendida por Affonso Sant’Anna (2003). Com isso, nota-se que a modificação do personagem medieval realizada por Boron, por meio da intertextualidade, é regida pela intencionalidade do autor de catequizar povos pagãos, afinal, ao criar um personagem da cultura Celta, com características cristãs, próximas às de Jesus Cristo, conduz os povos para longe do pecado, como exortado pela Igreja na época.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nabarrete, M. C., & Pierini, F. L. (2019). MERLIM DE ROBERT DE BORON E O TEXTO RELIGIOSO. Abusões, 8(8). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.37687
Seção
Seres maravilhosos na ficção de todos os tempos
Biografia do Autor

Mariany Camilo Nabarrete, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do programa de Pós-graduação em Letras, na Área de concentração em Literatura, pela Universidade Estadual de Maringá, linha de pesquisa em literatura e historicidade, nos estudos da Literatura Fantástica.

Fábio Lucas Pierini, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos pela FFLCH-USP com pós-doutorado em Estudos Literários pela Unesp FCL/CAr. Professor na UEM (Maringá-PR), atuando nos cursos de Secretáriado Exacutivo Trilíngue e Letras na área de Língua e Literatura Francesas, leciona e orienta a respeitode narrativa fantástica no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Iniciação Científica. Participa do CT Anpoll Vertentes do Insólito Ficcional e do Grupo CNPq Estudos de Literatura e cultura da Belle Époque: LABELLE.