MINICONTO E ABJEÇÃO: A PASSAGEM DE FRONTEIRAS

Conteúdo do artigo principal

Mariana Silva Franzim

Resumo

No presente artigo iremos analisar a presença da abjeção no miniconto brasileiro contemporâneo. Refletiremos brevemente acerca da teoria do conto e do miniconto traçando um paralelo com o conceito de abjeção a partir de Julia Kristeva e Marcio Seligmann-Silva. A partir dessa reflexão nos voltaremos para a análise da presença abjeta no miniconto “Os inocentes” de Rubem Fonseca e no texto “Ele canta” de Nuno Ramos. Por fim buscaremos demonstrar a pertinência entre o conteúdo da abjeção e a forma do miniconto.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Franzim, M. S. (2018). MINICONTO E ABJEÇÃO: A PASSAGEM DE FRONTEIRAS. Abusões, 7(7). https://doi.org/10.12957/abusoes.208.34297
Seção
O fantástico brasileiro na contemporaneidade (1980 – 2018)
Biografia do Autor

Mariana Silva Franzim, Doutoranda e docente na Universidade Estadual de Londrina.

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Ilustração pela Universidade Norte do Paraná, mestra e doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina. Docente nos cursos de graduação em Artes Visuais, Design e Arquitetura na Universidade Norte do Paraná, Universidade Anhanguera e Universidade Estadual de Londrina.