POE’S BIOPICS: REPRESENTATIONS OF THE AUTHOR IN D.W. GRIFFITH’S EDGAR ALLEN POE AND JAMES MCTEIGUE’S THE RAVEN

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Amanda Leonardi de Oliveira
Elaine Indrusiak

Resumo

Cinebiografias literárias frequentemente reforçam visões românticas quanto ao fazer artístico, reiterando a visão biografista e a centralidade do autor há muito denunciadas por Roland Barthes (1977). Curiosamente, um dos mais célebres críticos de tais concepções românticas, Edgar Allan Poe, viu-se vítima desse mesmo tratamento ao ter sua produçãoliterária apropriada como parte e reflexo de sua controversa biografia em diversas obras. O presente artigodebruça-sesobre dois filmes biográficos, ou biopics, acerca do célebre poeta, Edgar Allen Poe(sic), de D.W. Griffith (1909), e O Corvo, de James McTeigue (2012). A análise das obras aponta que ambas reiteram a fusão entre vida e obrado artista, bem como o apagamento das fronteiras entre fato histórico e ficção, entre autor e personagem, alta cultura e cultura de massa, contribuindo para a caracterização do gênero biopiccomo um dos mais bem-acabados exemplos de metaficção historiográfica (Hutcheon, 1988).

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, A. L. de, & Indrusiak, E. (2018). POE’S BIOPICS: REPRESENTATIONS OF THE AUTHOR IN D.W. GRIFFITH’S EDGAR ALLEN POE AND JAMES MCTEIGUE’S THE RAVEN. Abusões, 6(6). https://doi.org/10.12957/abusoes.2018.32884
Seção
Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico
Biografia do Autor

Amanda Leonardi de Oliveira, UFRGS

Graduada em Letras, bachrelado, pela UFRGS, pesquisadora independente e escritora de ficção. Co-autora do artigo Shakesperare through the centuries: the bard and his sources, publicado pela UCS em Anais do 5º Encontro da Rede Sul Letras no século XXI, Volume I - Trabalhos completos, 2017. Autora de contos publicados pelas editoras Argonautas, Illuminari, Multifoco e Andross. Colaboradora dos sites NotaTerapia, Conexão Literatura e Artrianon.