POE’S BIOPICS: REPRESENTATIONS OF THE AUTHOR IN D.W. GRIFFITH’S EDGAR ALLEN POE AND JAMES MCTEIGUE’S THE RAVEN
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Cinebiografias literárias frequentemente reforçam visões românticas quanto ao fazer artístico, reiterando a visão biografista e a centralidade do autor há muito denunciadas por Roland Barthes (1977). Curiosamente, um dos mais célebres críticos de tais concepções românticas, Edgar Allan Poe, viu-se vítima desse mesmo tratamento ao ter sua produçãoliterária apropriada como parte e reflexo de sua controversa biografia em diversas obras. O presente artigodebruça-sesobre dois filmes biográficos, ou biopics, acerca do célebre poeta, Edgar Allen Poe(sic), de D.W. Griffith (1909), e O Corvo, de James McTeigue (2012). A análise das obras aponta que ambas reiteram a fusão entre vida e obrado artista, bem como o apagamento das fronteiras entre fato histórico e ficção, entre autor e personagem, alta cultura e cultura de massa, contribuindo para a caracterização do gênero biopiccomo um dos mais bem-acabados exemplos de metaficção historiográfica (Hutcheon, 1988).
Detalhes do artigo
Os conteúdos da Revista Abusões estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.