NÓS SOMOS JOHN MALKOVICH

Conteúdo do artigo principal

Vinicius Lucas de Souza
Aparecido Donizete Rossi

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o filme Quero ser John Malkovich (Being John Malkovich, 1999), dirigido por Spike Jonze e escrito por Charlie Kaufman, focando nas questões sobre a identidade, o duplo (Doppelgänger) e a multiplicidade de personalidades e como o jogo identitário distorce o entendimento do eu nos personagens Craig Schwartz, interpretado por John Cusack, e John Malkovich, interpretando a si mesmo, os quais se entrecruzam por meio de um portal que leva à mente do último, portal este que não só é usado por Schwartz, mas por vários outros, inclusive pelo próprio Malkovich, esfacelando a ilusória ordem do “eu uno” ou a dualidade do “eu e o outro” e mergulhando num abismo legionário de Malkoviches.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, V. L. de, & Rossi, A. D. (2018). NÓS SOMOS JOHN MALKOVICH. Abusões, 6(6). https://doi.org/10.12957/abusoes.2018.32859
Seção
Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico
Biografia do Autor

Vinicius Lucas de Souza, UNESP – FCL-Ar

Graduado em Letras (Português/Inglês/Alemão) pela UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2015), mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários pela mesma universidade e bolsista de Mestrado do CNPq. Desenvolve pesquisa na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e Literatura Gótica, focando no motivo literário do duplo e suas transformações na Ficção. Membro (estudante) do Grupo de Pesquisas (CNPq) Estudos do Gótico, desde 2014 e membro (estudante) do Grupo de Pesquisas (CNPq) Vertentes do Fantástico na Literatura, desde 2014.

Artigos publicados:

SOUZA, Vinicius Lucas de; ROSSI, Aparecido Donizete. A emergência do Complexo de William Wilson. Vocábulo, Ribeirão Preto, n. IX, 2015, p. 1-19. Disponível em: <http://www.baraodemaua.br/comunicacao/publicacoes/vocabulo/pdf/nono/7_vinicius_volume_IX.pdf>.

SOUZA, Vinicius Lucas de; ROSSI, Aparecido Donizete. O médico, o monstro e os outros. Abusões, Rio de Janeiro, v. 3, 2016, p. 188-229. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/25950/19284.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5257133057290450

Aparecido Donizete Rossi, UNESP – FCL-Ar

Graduado em Letras (Português/Inglês) pela UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2003), Mestre em Estudos Literários pela mesma universidade (2006) e Doutor em Estudos Literários também pela UNESP Araraquara (2011). Atua em Letras, na área de Literaturas de Língua Inglesa, e desenvolve pesquisas principalmente sobre as Manifestações do Gótico na Ficção, as Vertentes do Fantástico na Ficção, a Vida e a Obra de Kate Chopin, Desconstrução e Psicanálise.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0428069285054155.