CINEMA RETROFUTURISTA E STEAMPUNK: POSSÍVEIS ORIGENS DE UM SUBGÊNERO LITERÁRIO

Conteúdo do artigo principal

Jayme Soares Chaves

Resumo

 

 

O artigo procura examinar o fenômeno do subgênero steampunk na literatura de ficção científica contemporânea, rastreando suas origens e analisando suas definições. O steampunk trabalha com projeções contrafactuais do passado vitoriano, criando ambientações retrofuturistas para narrar suas histórias. A partir de indícios levantados por pesquisadores sobre a marcante influência cinematográfica sobre este subgênero, em especial as releituras feitas por Hollywood dos scientific romances britânicos e das voyages extraordinaires de Júlio Verne, procurou-se demonstrar a afinidade da arte cinematográfica, desde seus primórdios, com esse universo ficcional, e a possibilidade de se determinar sua origem nas experiências de tradução visual deste universo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Chaves, J. S. (2018). CINEMA RETROFUTURISTA E STEAMPUNK: POSSÍVEIS ORIGENS DE UM SUBGÊNERO LITERÁRIO. Abusões, 6(6). https://doi.org/10.12957/abusoes.2018.32788
Seção
Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico
Biografia do Autor

Jayme Soares Chaves, UERJ

Jayme Soares Chaves é Doutorando em Literatura Comparada pela UERJ e Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Autor do artigo “Em '1985', Anthony Burgess anteviu a submissão do Ocidente ao Islã”, para o Jornal Opção, de Goiânia, em homenagem ao centenário do escritor, publicado em 27 de fevereiro de 2017. Áreas de interesse: ficção científica, literatura fantástica, cinema, teatro e ópera. Ministrou o curso “A ucronia e seus desdobramentos: história, ficção e literatura fantástica” na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel em abril de 2017.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583953060597388.

E-mail: jayme.chaves@gmail.com