IMAGENS SUSSURRANTES: CINEMA DE FLUXO E TEMPO MÍTICO EM HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS

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Fabrício Basílio Pacheco da Silva
Maurício de Bragança

Resumo

O artigo tem o objetivo de tensionar cinema e literatura a partir do insólito produzido em  Histórias que só existem quando lembradas (Bra/Arg/Fra, 2011), de Julia Murat. Associamos primeiramente o filme ao cinema de fluxo, estética que aposta na sensorialidade, em filmes com narrativas rarefeitas, nas quais a noção de espaço-tempo é ressignificada a partir da dilatação do plano. A partir disso, buscamos pistas para análise na literatura, convocando Pedro Páramo, de Juan Rulfo, como lugar teórico capaz de fornecer paralelos entre as obras do escritor mexicano e de Julia Murat e também nas discussões sobre transculturação narrativa, apresentadas por Ángel Rama. O que nos move aqui é perceber esse gesto evanescente presente no filme, como uma espécie de “imagens sussurrantes”, de existência efêmera, vinculadas ao universo do insólito também construído em Pedro Páramo. Desta forma, o filme se utiliza da estética do fluxo se aproximando da ideia de transculturação alcançada pelos procedimentos literários que renovaram a narrativa dos escritores na América Latina.


Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva, F. B. P., & Bragança, M. de. (2018). IMAGENS SUSSURRANTES: CINEMA DE FLUXO E TEMPO MÍTICO EM HISTÓRIAS QUE SÓ EXISTEM QUANDO LEMBRADAS. Abusões, 6(6). https://doi.org/10.12957/abusoes.2018.32688
Seção
Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico
Biografia do Autor

Fabrício Basílio Pacheco da Silva, Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF)

Fabrício Basílio Pacheco da Silva é mestrando em Comunicação pela UFF, tem interesses nas áreas de cinema fantástico,  cinema e literatura e  cinema contemporâneo.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8159205H4. Email: fabricio.cineuff@gmail.com

Maurício de Bragança, Universidade Federal Fluminense

Maurício de Bragança é doutor em Letras pela UFF, professor do Departamento de Cinema e do Programa de pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, bolsista de produtividade em pesquisa CNPq – Nivel2, autor de A traição de Manuel Puig: melodrama, cinema e política em uma literatura à margem (EdUFF, 2010) e organizador, junto com Marina Tedesco de Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano (7Letras, 2013) e trabalha com cinema e literatura, cinema latino-americano, estudos de gênero e cultura midiática na América Latina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8492998821902029. Email: mauriciode@yahoo.com