PERSONAGEM E FENÔMENO FANTÁSTICOS: A DIALÉTICA DE JOËL MALRIEU EM FERIADO DE MIM MESMO, DE SANTIAGO NAZARIAN

Conteúdo do artigo principal

Márcio Henrique de Almeida Soares

Resumo

Joël Malrieu, em Le fantastique (1992), atribui o núcleo da narrativa fantástica à dialética, o embate, entre uma personagem regular e um fenômeno extraordinário que com ela entra em contradição. Partindo desse pensamento e do pressuposto de que o fantástico, segundo o modelo estudado por Malrieu, ainda se faz presente na contemporaneidade, buscamos investigar a manifestação dessa dialética no romance Feriado de mim mesmo (2005), de Santiago Nazarian. Para tal, nos utilizamos, além do aparato teórico, de uma análise comparativa entre a obra em questão e diversos textos fantásticos do século XIX, época de maior projeção desse tipo de literatura. Assim, esperamos compreender as implicações da dialética de Malrieu em Feriado de mim mesmo, bem como em que grau o romance de Nazarian se aproxima ou se distancia desse modelo tradicional, e, finalmente, a validade de se classificar ou não essa obra como narrativa fantástica.

DOI: 10.12957/abusoes.2017.30282

Detalhes do artigo

Como Citar
de Almeida Soares, M. H. (2017). PERSONAGEM E FENÔMENO FANTÁSTICOS: A DIALÉTICA DE JOËL MALRIEU EM FERIADO DE MIM MESMO, DE SANTIAGO NAZARIAN. Abusões, 5(5). https://doi.org/10.12957/abusoes.2017.30282
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Márcio Henrique de Almeida Soares, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2012). Mestre em Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente cursando Letras Estrangeiras Modernas, com habilitação em língua e literatura inglesa na Universidade Estadual de Londrina e Doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição. Interessado em ensino de línguas e literatura e no estudo de narrativas insólitas, especialmente da narrativa fantástica no século XIX e na contemporaneidade.