O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS

Conteúdo do artigo principal

Claudio Vescia Zanini

Resumo

RECEBIDO EM 07 AGO 2015
APROVADO EM 11 DEZ 2015

O objetivo deste artigo é analisar a série de filmes Jogos Mortais (2004-2010), buscando elementos presentes na agenda estética do gótico ficcional. Tal hipótese é possível com base na identificação de aspectos recorrentes na ficção gótica clássica nos filmes em questão, tais como o ambiente inóspito, a figura do pai tirano, a ideia de renascimento e a perversão. A análise também aponta a importância da desumanização sádica como elemento importante na trama dos filmes, tanto no que diz respeito à forma como a história é contada quanto no que toca a configuração de outro elemento formador do gótico, qual seja, a deformidade monstruosa.

//

This article aims to analyze the movie franchise Saw (2004-2010), searching for elements from the fictional gothic aesthetic agenda. Such hypothesis is possible based on the identification of recurrent fictional gothic aspects in the movies, such as the unhospitable environment, the figure of the tyrannical father, the idea of rebirth and perversion. The analysis also points out the importance of sadistic dehumanization as an important element in the plots of the movies, both pertaining to the way the story is told and related to another forming element of the gothic, namely, monstrous deformity.

DOI: 10.12957/abusoes.2015.20427

Detalhes do artigo

Como Citar
Zanini, C. V. (2016). O PERVERSO E O GÓTICO EM JOGOS MORTAIS. Abusões, 1(1). https://doi.org/10.12957/abusoes.2015.20427
Seção
Artigos