Um passeio de o?nibus: Priscilla, a rainha do deserto e alguns dia?logos entre categorias sociais e ficcionais

Autores/as

  • Aureliano Lopes da Silva Junior

Palabras clave:

Priscilla, a rainha do deserto, drag queens, ficc?a?o, homocultura, camp

Resumen

Um passeio de o?nibus: Priscilla, a rainha do deserto (1994) e alguns dia?logos entre categorias sociais e ficcionais

O presente artigo objetiva uma reflexa?o acerca de alguns ecos do filme australiano Priscilla, a rainha do deserto (1994), dirigido por Stephan Elliot. Este filme alcanc?ou grande sucesso no mundo todo, contribuindo para a popularizac?a?o da figura das drag queens, com suas performances e excessos, para ale?m de um nicho gay. Pretendo discutir como ficc?a?o e realidade entrelac?am-se nos dia?logos entre obra arti?stica e teoria. Priscilla, a rainha do deserto talvez tenha causado maior impacto em seu pai?s de origem, sendo tomado como documento real da representac?a?o da diversidade, da identidade nacional e das relac?o?es e?tnicas australianas. Seguindo esta trilha, citarei alguns estudos suscitados pela obra em questa?o, como os de Damien Riggs (2006), Elaine Laforteza (2006) e Gilad Padva (2000), que em seus diversos tipos de argumentac?o?es transformam este filme em um objeto de discussa?o teo?rica e elemento cultural referente da realidade.

Palavras-chave: Priscilla, a rainha do deserto, drag queens, ficc?a?o, homocultura, camp


Un viaje en o?mnibus: Las aventuras de Priscilla, la reina del desierto (1994) y algunos dia?logos entre categori?as sociales y ficcionales

El presente arti?culo se propone una reflexio?n acerca de algunas repercusiones de la peli?cula australiana “Las aventuras de Priscilla, la reina del desierto” (1994), dirigido por Stephan Elliot. El e?xito mundial de esta peli?cula contribuyo? a popularizar a las drag queens, con sus performances y excesos, ma?s alla? del nicho gay. Procuro discutir co?mo ficcio?n y realidad se entrelazan en el dia?logo entre obra arti?stica y teori?a. Quiza?s “Las aventuras de Priscilla, la reina del desierto” haya causado un impacto mayor en su pai?s de origen, toma?ndoselo como documento y representacio?n de la diversidad, la identidad nacional y las relaciones e?tnicas australianas. En esa li?nea, retomare? estudios sobre la obra en cuestio?n, como los de Damien Riggs (2006), Elaine Laforteza (2006) y Gilad Padva (2000), que transformaron esta peli?cula, a trave?s de sus distintas argumentaciones, en un objeto de discusio?n teo?rica y un elemento cultural referente de la realidad.

Palabras clave: Priscilla, la reina del desierto; drag queens; ficcio?n; homocultura; camp


A bus tour: Priscilla, Queen of the Desert (1994) and the dialog between social and fictional categories

This article is a reflection on some echoes of the Australian film “The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert” (1994), by Stephan Elliot. The film enjoyed great success across the world, contributing to the popularization of drag queen characters, their performances, and cultivation of excess beyond the gay niche. Damien Riggs (2006), Elaine Laforteza (2006), and Gilad Padva (2000) have made this film an object of theoretical discussion as a cultural product. I discuss how fiction and reality intertwine in the dialogues between performance, art, and theory/reality. “The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert” might have caused a higher impact in its country of origin, received as a document representation of diversity, national identity, and ethnic relations in Australia.

Keywords: Priscilla, Queen of the Desert; drag queens; fictional production; homoculture; camp

Biografía del autor/a

Aureliano Lopes da Silva Junior

Mestrando em Psicologia Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro; tem estudado algumas travestilidades artísticas, principalmente a figura das drag queens.

Publicado

2011-04-01

Número

Sección

Artículos