A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa

Autores/as

  • Camila Backes dos Santos
  • Ângelo Brandelli Costa
  • Manoela Carpenedo
  • Henrique Caetano Nardi

Palabras clave:

diversidade sexual, ensino superior, ensino de psicologia, cinema, intervenc?a?o

Resumen

A diversidade sexual no ensino de Psicologia. O cinema como ferramenta de intervenc?a?o e pesquisa

O contexto da formac?a?o em psicologia e? tradicionalmente marcado pela patologizac?a?o das performances de ge?nero e das sexualidades que fogem a? matriz heteronormativa. A ause?ncia da discussa?o sobre a diversidade sexual na formac?a?o em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul motivou o projeto de pesquisa-intervenc?a?o aqui apresentado. O objetivo foi estimular o debate sobre a diversidade sexual utilizando o cinema como dis- parador de discusso?es em graduandos em psicologia, a fim de se compreenderem suas crenc?as e atitudes sobre a tema?tica. As ana?lises apontam para a resiste?ncia a? discussa?o desta tema?tica para ale?m das abordagens tradicionais, as quais situam a diversidade sexual no campo da psicopatologia. No entanto, apesar da resiste?ncia, foi possi?vel criar um espac?o para a discussa?o que possibilitou ao corpo discente e docente refletir sobre o tema.

Palavras-chave:
diversidade sexual; ensino superior; ensino de psicologia; cinema; intervenc?a?o


La diversidad sexual en la ensen?anza de Psicologi?a. El cine como herramienta de intervencio?n e investigacio?n


La formacio?n universitaria en Psicologi?a ha estado marcada por la patologizacio?n de las performances de ge?nero y de las sexualidades que escapan a la matriz heteronormativa. El proyecto de investigacio?n-intervencio?n que presentamos en este arti?culo se origina en la ausencia de una discusio?n sobre la diversidad sexual en la carrera de Psicologi?a de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (Brasil). El objetivo fue estimular el debate sobre la diversidad sexual, utilizando el cine como disparador de discusiones entre estudiantes de Psicologi?a, a fin de conocer y comprender creencias y actitudes sobre la cuestio?n. Los ana?lisis sen?alan una resistencia a discutir acerca de esta tema?tica ma?s alla? de los abordajes tradicionales, que situan la diversidad sexual en el campo de la psicopatologi?a. Sin embargo, a pesar de esa resistencia se pudo crear un espacio para el debate que permitio?, tanto a estudiantes cuanto a docentes, reflexionar sobre la tema?tica.

Palabras clave: diversidad sexual; educacio?n superior; ensen?anza de psicologi?a; cine; intervencio?n


Sexual diversity in psychology training. Cinema as a tool for intervention and research

University training in psychology has traditionally been informed by pathological views on those sexual and gender performances not conforming to the hetero-normative matrix. This intervention and research project was motivated by the absence of discussion on sexual diversity within the undergraduate program in psychology at Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The goal was to stimulate the debate on sexual diversity. Cinema was used as a trigger for undergraduate students to discuss and elaborate on their beliefs and attitudes about the topic. The results indicate resistance to discussions beyond the traditional approaches which situate sexual diversity in the field of psychopathology. However, despite that resistance, it was possible to create a space for discussion, which made it possible for teachers and students to reflect on the topic.

Keywords: sexual diversity; Higher Education; Psychology Education; films; school based intervention

Biografía del autor/a

Camila Backes dos Santos

Publicado

2011-04-01

Número

Sección

Artículos