A Fenomenologia segundo a Filosofia de Martin Heidegger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2022.70410

Palavras-chave:

Fenomenologia, Metafísica, Ser, História.

Resumo

 

Resumo

 

Para Heidegger, é preciso desenvolver um conceito de fenomenologia a partir da questão do Ser para que se manifeste a estrutura articulada das questões fundamentais que constituem uma problemática. Toda investigação tem seu tema, desde o qual encontramos sua sistemática interna. O tema da fenomenologia heideggeriana é o sentido do Ser enquanto Ser e enquanto tempo, e a problemática são todas as questões que concernem ou não historicamente a este tema. A meta da investigação fenomenológica de Heidegger é, portanto, a de esclarecer tais problemas a partir do seu fundamento histórico, pois para o filósofo, somente desenvolvendo a aparelho conceitual a partir da sua fundamentação histórica, podemos trazer a questão do Ser propriamente à exposição. Entretanto, não se trata de fazer um apanhado ontológico-historiográfico (algo próprio à corrente moderna da filosofia), mas sim de pensar os motivos desde os quais o Ser foi implicitamente concebido não enquanto Ser, mas enquanto a “entidade do ente”, a presentidade constante (frente ao não constante), e isto em toda a História da Filosofia enquanto História da Metafísica.

Biografia do Autor

Manuela Saadeh, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Pós-doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2022). Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015 a 2019).Mestre em Filosofia pela UFRJ (2014), com foco na filosofia de Martin Heidegger. Pós-graduada em Filosofia Antiga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2012). Graduação em Filosofia pela UNISUL (2020). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Cruzeiro do Sul, (2021). Tem experiência no âmbito da pesquisa e ensino daFilosofia com ênfase na História da Filosofia e na Filosofia de Martin Heidegger.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

Saadeh, M. (2023). A Fenomenologia segundo a Filosofia de Martin Heidegger. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 11(2), 365–378. https://doi.org/10.12957/ek.2022.70410