Husserl e a Descoberta da Terra: Prolegômenos para uma Arqueologia do Sentido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2022.63916

Palavras-chave:

Fenomenologia, Transcendental, Natureza, Terra, Território, Husserl, Merleau-Ponty

Resumo

No presente artigo, examino a função transcendental do conceito de Terra para a constituição da espacialidade e da temporalidade na fenomenologia tardia de Edmund Husserl. Primeiramente, analiso o problema da bifurcação da experiência entre a apercepção das ciências naturais e a experiência do mundo da vida, mostrando como a epoché das ciências naturais resolve este paradoxo ao impor uma limitação à pretensão de hegemonia do naturalismo sobre a verdade e o conhecimento. A seguir, argumento que a limitação do naturalismo permite uma diferenciação eidética dos fenômenos, estabelecendo a possibilidade de uma análise da espacialidade segundo a relação genética entre corpo (Körper), corpo vivo (Leib) e Terra (Erde). Neste caso, a Terra não é simplesmente um objeto da experiência, mas um elemento pré-subjetivo das condições de possibilidade da experiência. Por fim, mostro as consequências da função transcendental da Terra para a análise da temporalidade e da historicidade. Por um lado, a fenomenologia tardia de Husserl se caracteriza por uma territorialização do sentido, na qual o campo da experiência é enraizado na intersubjetividade de uma pluralidade de territórios organizados em um mesmo espaço terrestre. Território e Terra são horizontes da experiência possível que se encontram em uma relação de coinclusão e entrelaçamento, indicando uma superação da divisão clássica entre natureza e cultura. Por outro, esta territorialização do sentido tem uma consequência importante para a filosofia fenomenológica, uma vez que permite formular o programa de uma arqueologia do sentido.

Biografia do Autor

Gabriel Lago de Sousa Barroso, Bergische Universität Wuppertal Husserl Archives Leuven

Pesquisador associado no Instituto de Filosofia da Universidade de Wuppertal (Alemanha). Pesquisador de pós-doutorado no Arquivo Husserl em Leuven (Bélgica).

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Barroso, G. L. de S. (2022). Husserl e a Descoberta da Terra: Prolegômenos para uma Arqueologia do Sentido. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 11(1), 198–241. https://doi.org/10.12957/ek.2022.63916