O Cordel Filosófico de Raimundo: Farias Brito, a Filosofia do Espírito e a Índia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2022.63185

Resumo

A consolidação da Filosofia do Espírito como Filosofia da Consciência é o centro nevrálgico de um diálogo entre Farias Brito e as tradição filosóficas indianas. Ao invés de uma “influência”, esse encontro sinaliza um caminhar paralelo, solidário e contemporâneo, que dá testemunho de um filosofar original na América Latina. Se, livre das tentações eurocêntricas, a avaliação comparativa da proposta britiana com as filosofias críticas europeias – e.g., o existencialismo, a fenomenologia, a hermenêutica – contribui, por certo, para aclarar aspectos de seu pensamento, por outras tantas razões, a avaliação comparativa com as filosofias dos Upaniṣads e do Budismo pode igualmente trazer aportes inovadores. Um dos aspectos fundamentais desse encontro, é a critica contundente de Farias Brito ao niilismo de Schopenhauer e sua apropriação equivocada das tradições indianas. Num contexto em que a principal fonte de acesso à Índia é o próprio Schopenhauer, a postura crítica de Farias Brito surpreende na adequação à propositividade das filosofias indianas. É, finalmente, em sua Filosofia do Espírito e, em especial, na afirmação de uma razão moral, eminentemente soteriológica, e em conexão estreita com o universo da religião, que percebemos o compromisso de Farias Brito com sua circunstância latino-americana, marcada por teleologias comunitaristas “deste mundo”, que predispõem a uma irmandade civilizacional não-iluminista com a Índia.

Biografia do Autor

Dilip Loundo, Departamento de Ciência da Religião, Universidade Federal de Juiz de Fora

Dilip Loundo é Professor do Departamento de Ciência da Religião da UFJF e Coordenador do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI/CNPq./UFJF) do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF. É Doutor em Filosofia Indiana pela Universidade de Mumbai (Índia), Pós-Doutor em Sânscrito e Filosofia Indiana pela Universidade Sânscrita de Karnataka (Bangalore, Índia), Mestre em Filosofia da Ciência pela UFRJ e Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Foi Professor Visitante (Shivdasani Fellow) do Oxford Centre for Hindu Studies da Universidade de Oxford (Reino Unido), e da Faculdade de Línguas, Literatura e Estudos Culturais da Universidade Jawaharlal Nehru de Nova Delhi (Índia). É ex-professor de Filosofia da UFRJ e ex-ocupante da Cátedra do Itamaraty de Estudos Indo-Brasileiros (Leitorado) na Universidade de Goa (Índia). Atua nas áreas de Religiões e Filosofias da Índia, Literatura Sânscrita e Diálogo Intelectual Brasil-Índia, com ênfase nas seguintes temáticas: (i) Upanisads e Advaita Vedanta; (ii) Brahmanas e Mimamsa; (iii) Budismo Mahayana; (iv) tradição estética do hinduísmo; (v) literatura sânscrita; (vi) presença da Índia na literatura brasileira. É autor de várias publicações e traduções de originais sânscritos. Orientou, também, um número expressivo de Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, e Pesquisas de Pós-Doutorado.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Loundo, D. (2022). O Cordel Filosófico de Raimundo: Farias Brito, a Filosofia do Espírito e a Índia. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 11(1), 30–83. https://doi.org/10.12957/ek.2022.63185