Hermenêuticas topológicas, Filosofia latinoamericana e pensamento decolonial: a tarefa de descolonizar nosso pensamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2021.61940

Resumo

O presente artigo parte de uma distinção entre duas compreensões de pensamento decolonial, uma mais abrangente e a outra que se refere especialmente ao trabalho desenvolvido pelo grupo Modernidade/colonialidade. A partir desta distinção, se articula algumas propostas deste grupo com a necessidade de desenvolvermos hermenêuticas topológicas a fim de sermos capazes, por um lado, de compreendermos nosso próprio lugar de enunciação e o acontecimento geohistórico que o instaura e atravessa e, por outro, de realizarmos a tarefa de descolonizarmos nosso pensamento e fazer filosófico.


Biografia do Autor

Rebeca Furtado de Melo, Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II

Professora do Departamento de Filosofia do Colégio Pedro II. Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (com bolsa da FAPERJ), instituição na qual também cursou a graduação (bacharelado e licenciatura) e obteve seu título de mestrado. Desenvolveu parte de sua pesquisa de doutorado na University of Tasmania - Austrália, com bolsa da CAPES de doutorado sanduíche (2013-2014), e de sua investigação de mestrado na Universidad de Buenos Aires - Argentina (2010). Co-criadora da Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, atuou como editora-chefe deste periódico desde sua crianção em 2012 até 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Furtado de Melo, R. (2021). Hermenêuticas topológicas, Filosofia latinoamericana e pensamento decolonial: a tarefa de descolonizar nosso pensamento. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 10(2), 23–42. https://doi.org/10.12957/ek.2021.61940