Teoria e política: Derrida vs. Sartre

Autores

  • Miroslav Milovic (in memoriam) Universidade de Brasília in memoriam

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2022.60743

Palavras-chave:

Heidegger. Sartre. Derrida

Resumo

A história da filosofia afirmou a primazia do significado. O que acontece no mundo são as manifestações dos significantes que passam e as manifestações do significado dominante que ficam. Na época dos gregos, o significante foi o logos; na época dos cristãos, Deus; na época dos modernos, o espírito hegeliano. Nesse contexto, Hegel, como os cristãos, fala sobre o mundo no sentido da falta. O presente artigo investiga a questão da diferença a partir da fenomenologia e da desconstrução. Para isso, apresenta uma interlocução crítica entre os principais filósofos da modernidade. As questões abertas pela diferença ontológica fortalecem o projeto de Derrida e a discussão sobre a linguagem e a consciência. O significado, o idêntico, sempre tem que ser mediado pelo significante, pelo diferente. Assim, será possível confrontar a cultura identitária e colonizadora e promover entusiasmo neste tempo de desastre e resignação.

Biografia do Autor

Miroslav Milovic (in memoriam), Universidade de Brasília in memoriam

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Belgrado, doutorado de Estado em Filosofia - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) e doutorado em Filosofia - Universitat Frankfurt (Johann-Wolfgang-Goethe). Nascido em 25/02/1955 em Čačak, Iugoslávia, faleceu no Brasil em 11/02/2021 decorrência da Covid-19.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Milovic (in memoriam), M. (2022). Teoria e política: Derrida vs. Sartre. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 11(1), 18–29. https://doi.org/10.12957/ek.2022.60743