Fenomenologia da experiência e ocupações religiosas de usuários de um CAPS de Belém

Autores

  • Renata Raiol Magalhães Universidade Federal do Pará-UFPA
  • Lucivaldo Da Silva Araújo Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2021.60603

Palavras-chave:

Religiosidade. Espiritualidade. Saúde Mental. Fenomenologia

Resumo

Possíveis relações entre experiência religiosa e a saúde mental têm sido recorrentemente debatidas por inúmeras áreas de conhecimento. Nesse campo, a espiritualidade/religiosidade (E/R) podem figurar como demanda dos usuários no cotidiano dos serviços de saúde, suscitando a reflexão e manejo dos profissionais envolvidos. Com base nesse cenário, este artigo trata dos resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como a experiência espiritual/religiosa de usuários de um CAPS interage com os modos de cuidado em saúde mental e analisar os sentidos da experiência espiritual/religiosa para essas pessoas. O estudo qualitativo de cunho fenomenológico e hermenêutico ocorreu em um CAPS III de Belém-PA e pautou-se na realização de entrevistas semidirigidas. Participaram oito usuários que realizam o acompanhamento em saúde mental no local de pesquisa, cumprindo todos os critérios previstos de inclusão e exclusão. As entrevistas tiveram os áudios gravados, transcritos e submetidos à análise do discurso, a partir da hermenêutica de Ricoeur. As informações foram organizadas em categorias a partir das unidades de sentido: experiência religiosa e a pandemia de COVID-19; itinerários da experiência religiosa e a família; experiência religiosa de usuários de um CAPS e vinculação entre a experiência religiosa e os modos de cuidado em saúde mental. A perspectiva dos colaboradores sobre a experiência religiosa mostrou-se como território com fronteiras fluidas que se entrelaçam continuamente nas ocupações cotidianas, ora interagindo de maneira a criar um ambiente que inspira segurança e harmonia, ora contribuindo para limitações e preconceitos que aprisionam a expansão de suas possibilidades de contato.

Biografia do Autor

Renata Raiol Magalhães, Universidade Federal do Pará-UFPA

Mestranda em Psicologia- Linha Fenomenologia: Teoria e Clínica (UFPA). Especialista em Gestão em Saúde (UFPA), Especialista em Saúde Mental (COFFITO), Graduada em Terapia Ocupacional (UEPA), Atua como técnica na área de Saúde Mental do município de Belém-PA.

Lucivaldo Da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DETO) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor colaborador (Mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA), linha de pesquisa "Fenomenologia: Teoria e Clínica". Pós-doutorado em Psicologia (UFPA/2017), Doutor em Psicologia Clínica (PUC-SP/2015), Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA/2007) e Especialista em Desenvolvimento Infantil (UEPA/2004).

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Magalhães, R. R., & Araújo, L. D. S. (2021). Fenomenologia da experiência e ocupações religiosas de usuários de um CAPS de Belém. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 10(2), 159–200. https://doi.org/10.12957/ek.2021.60603