Heidegger, anti-intelectualismo e a questão das visões de mundo: uma análise do fenômeno mundo a partir da "metafísica do Dasein" (1927-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2021.58729

Palavras-chave:

Heidegger. Metafísica do Dasein. Mundo. Visões de Mundo. Anti-intelectualismo. Deixar-ser.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal abordar as reflexões sobre o fenômeno “mundo” realizadas por Heidegger em sua “Metafísica do Dasein”, isto é, em seus escritos imediatamente posteriores a Ser e Tempo (1927), e anteriores à publicação da obra Sobre a Essência da Verdade (1930), a saber: As Fundações Metafísicas da Lógica (1928), A Essência do Fundamento (1929), Introdução à Filosofia (1928-1929) e Os Conceitos Fundamentais da Metafísica: Mundo, Finitude, Solidão (1929-1930). Neste período, o filósofo em questão elaborou uma radicalização de suas considerações sobre o existencial “ser-no-mundo” iniciadas em Ser e Tempo. Em outras palavras, Heidegger mostrará nesses escritos como o fenômeno “mundo”, em sua aparição mais originária, sempre se mostra como uma realidade em unidade estrutural com o ser-aí. A partir desse pressuposto, este artigo também propõe a “Metafísica do Dasein” – e sua concepção de “mundo” como uma realidade unida ao ser-aí – como base para uma crítica contundente às “visões de mundo” (Weltanschauung) que influenciam o ser humano atual. São elas: a postura do anti-intelectualismo e sua negação da ciência; e a postura da ciência moderna de raízes cartesianas, que entende o mundo como uma realidade radicalmente separada do sujeito. Desse modo, acreditamos que a partir da “Metafísica do Dasein”, faz-se possível estruturar novas formas de se relacionar com o mundo e com o conhecimento. Formas estas baseadas em uma atitude fundamental e mais originária do ser humano em relação com o mundo: o “deixar-ser” (Sein lassen).

Biografia do Autor

Arnin Rommel Pinheiro Braga, Professor da Faculdade Católica de Belém (FACBEL) Doutorando da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Filosofia pela Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Maringá. (2011).

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Pará (UFPA) (2019).

Doutorando em Psicologia pela Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA). (2021- até o presente momento)

Professor de Filosofia efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA)

Professor adjunto de Filosofia no curso de Bacharelado em Filosofia da Faculdade Católica de Belém (FACBEL)

Area de atuação: Filosofia Contemporânea: Fenomenologia e Existencialismo. Fenomenologia existencial de Martin Heidegger. Filosofia e Fenomenologia da Religião.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Pinheiro Braga, A. R. (2021). Heidegger, anti-intelectualismo e a questão das visões de mundo: uma análise do fenômeno mundo a partir da "metafísica do Dasein" (1927-1930). Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 10(2), 370–397. https://doi.org/10.12957/ek.2021.58729