A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2021.58626

Palavras-chave:

Fenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGE

Resumo

Resumo: O presente artigo, iniciou-se a partir da disciplina Epistemologia das Ciências, quando foi abordado sobre a produção do conhecimento científico por meio do método de pesquisa Fenomenológica, o momento histórico no qual estava inserida, e as contribuições que propunha para seu uso, quanto método de pesquisa na Educação. Tendo em vista estas informações, neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o rigor na pesquisa fenomenológica e o levantamento das pesquisas produzidas com essa metodologia no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima. O objetivo é propor questionamentos que fomentem diálogos e reflexões sobre o rigor do método fenomenológico na pesquisa educacional, demonstrando que os temas tratados se articulam como um desafio na ação educativa. Inicialmente, apresentamos os aspectos da abordagem fenomenológica, na pesquisa educacional, tendo como base metodológica a revisão bibliográfica e documental. Finalizando, apresentamos as pesquisas produzidas em Fenomenologia no PPGE – UERR/IRFF, demonstrando a predominância de pesquisas com a temática relacionada a prática docente e a convergência dos procedimentos metodológicos utilizados nos trabalhos estudados.

Palavras chave: Fenomenologia. Método de Pesquisa. Educação. PPGE.

Biografia do Autor

Joice de Lima Costa, Universidade Estadual de Roraima

área de educacão, ensino e coordenacão.

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Costa, J. de L., & de Oliveira, E. R. (2021). A fenomenologia como método científico para pesquisa em educação: análises de 2016 a 2019 em Roraima - UERR/IFRR. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 10(2), 201–214. https://doi.org/10.12957/ek.2021.58626