O esquema conteúdo-apreensão no pensamento de Husserl: origem, consequências, superação

Autores

  • Vittorio De Palma Istituto di Filosofia, Università degli Studi di Urbino

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2022.58459

Palavras-chave:

Husserl, esquema conteúdo-apreensão, constituição

Resumo

No presente trabalho são perseguidas a gênese e as implicações do esquema conteúdo-apreensão, esquema este que é uma componente central do idealismo fenomenológico. Aqui é feita a tentativa de mostrar que a aplicação do esquema à percepção contradiz tanto a crítica da teoria da imagem, quanto a concepção da constituição sensível como um processo fundamentado na peculiaridade dos conteúdos. Além disso, será mostrado que Husserl realizou numerosas tentativas em direção a uma completa superação do esquema. Será apontado, por fim, que, de acordo com Husserl, a constituição do mundo tem uma pressuposição material, o que é frequentemente ignorado na literatura secundária. Essa pressuposição é a de que os conteúdos dados na sensibilidade possuem uma estrutura legal anterior e independente da apreensão subjetiva.

 

Tradução de Daniel Peluso Guilhermino *

* Doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

De Palma, V. (2022). O esquema conteúdo-apreensão no pensamento de Husserl: origem, consequências, superação. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 11(1), 409–427. https://doi.org/10.12957/ek.2022.58459