O pensamento de Heidegger como abertura para uma ecofenomenologia

Autores

  • Gabriel de Almeida de Barros Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2022.57619

Palavras-chave:

physis, fenomenologia, natureza, ecologia poética, filosofia ambiental

Resumo

A filosofia de Martin Heidegger permitiu repensar e fundamentar assuntos que já eram, até então, largamente discutidos. Não só a mudança de foco da questão filosófica, a qual ele trouxe de volta para a discussão do ser, assim como o aperfeiçoamento do método fenomenológico, serviram de base para que diversos assuntos pudessem ser discutidos por novas perspectivas. Dentre essas discussões, seu pensamento tem possibilitado um novo fôlego para o desenvolvimento da temática ambiental, uma discussão que não parte da natureza como objeto de estudo, mas sim de sua relação intrínseca com o ser humano. Discuto, nesse artigo, a urgência de uma nova perspectiva para o debate ambiental e a partir de quais aspectos da obra do filósofo podemos aprofundá-lo dando base para o que chamamos de ecofenomenologia. Verifico então o sentido originário de natureza que Heidegger busca no grego physis, sua crítica ao enquadramento da natureza pela técnica moderna e também como essa ecofenomenologia se manifesta na reflexão ambiental de forma diversa.

Biografia do Autor

Gabriel de Almeida de Barros, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí onde estuda Fenomenologia, Heidegger e sua contribuição para assuntos relacionados ao meio ambiente.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

de Barros, G. de A. (2022). O pensamento de Heidegger como abertura para uma ecofenomenologia. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 11(1), 148–171. https://doi.org/10.12957/ek.2022.57619