Do Dasein ao mundo: quadratura como explosão de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2021.55301

Palavras-chave:

Fenomenologia, Hermenêutica, Psicologia Clínica

Resumo

Partindo da noção heideggeriana de quadratura, esse artigo visa descontruir cisões e dicotomias presentes no pensamento tradicional da psicologia, a saber, as noções de subjetividade e de objetividade, e na esteira desses termos, as noções de indivíduo e de social. No pensamento de Heidegger pós viragem, encontramos noções contrárias ao antropocentrismo, mais radicalmente do que os escritos publicados próximos a “Ser e tempo”. A quadratura convoca para uma nova visão em relação ao mundo e ao ser humano, apresentando uma interrelação entre esses termos irremediavelmente uníssona. Somos os mortais da quadratura; mostraremos, porém, como a finitude que nos é constitutiva pode se mostrar como algo distante, quando nos tornamos meramente sujeitos. Para nos ajudar nessa caminhada, conclamamos a noção de Coisa no pensamento de Heidegger, que contribuirá para uma visão des-encapsulada do existir humano. Pensamos a alteridade contando com alusões ao pensamento heideggeriano, mas indo além dele, para contrapor a concepção individualista que se tornou hegemônica ao longo da tradição do pensamento ocidental. Através desse percurso, visamos debater a postura-ação almejada pela psicologia fenomenológica e hermenêutica.

Biografia do Autor

Maíra Mendes Clini, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Sedes Sapientiae

Pós doutoranda em filosofia pela UERJ. Doutora e mestre em Psicologia Social pela USP, graduada pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora e professora do curso de aperfeiçoamento Fenomenologia Crítica: Ações Clínicas, Institucionais e Educacionais do Sedes Sapientae. Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, ministra disciplinas relacionadas à fenomenologia existencial e hermenêutica e supervisiona estágios básicos sob essa mesma abordagem. Professora convidada dos cursos de especialização latu sensu: Especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica do Instituto Dasein e Especialização em Psicologia Fenomenológica e Existencial da USCS. Atende em consultório particular, ministra supervisão clínica sob abordagem fenomenológico existencial e hermenêutica.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

Clini, M. M. (2021). Do Dasein ao mundo: quadratura como explosão de si. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 10(1), 120–131. https://doi.org/10.12957/ek.2021.55301