Contribuições da linguagem poética à formação do psicólogo clínico a partir da perspectiva fenomenológica existencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2021.53657

Palavras-chave:

competência clínica, assistência à saúde, psicologia clínica, psicologia existencial

Resumo

Esta investigação busca esclarecer o modo como a linguagem poética pode contribuir na formação clínica do psicólogo, no horizonte da fenomenologia existencial. Ela parte de Projeto de Plantão Psicológico conduzido por laboratório universitário em clínica-escola, no qual estagiários a partir do terceiro semestre realizam os primeiros atendimentos e supervisões. Os relatos dos estagiários revelam uma predominância do pensamento calculante nos atendimentos. Ele se revela nas tentativas de explicação e convencimento dos estagiários junto aos clientes. O pensamento meditativo, via linguagem poética, aparece modestamente no modo como aos poucos, os estagiários passam a trazer imagens, metáforas e sugestões ao atendimento. O surgimento desta linguagem nos atendimentos revelou-se rico recurso à formação, pois ao não se ater no raciocínio lógico, possibilitou ao aluno experienciar como o pensamento meditativo na ação clínica propicia libertar o ser para a busca do sentido, reconduzindo-o ao modo de ser próprio.

Biografia do Autor

André Prado Nunes, Universidade de São Paulo

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Colaborador no Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica Existencial da Universidade de São Paulo (LEFE-IPUSP). Co-organizador do Livro "Aconselhamento Psicológico numa perspectiva Fenomenológica Existencial" e autor de 13 artigos e trabalhos científicos.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Como Citar

Nunes, A. P. (2021). Contribuições da linguagem poética à formação do psicólogo clínico a partir da perspectiva fenomenológica existencial. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 10(1), 132–155. https://doi.org/10.12957/ek.2021.53657