Contribuições da linguagem poética à formação do psicólogo clínico a partir da perspectiva fenomenológica existencial
Resumo
Esta investigação busca esclarecer o modo como a linguagem poética pode contribuir na formação clínica do psicólogo, no horizonte da fenomenologia existencial. Ela parte de Projeto de Plantão Psicológico conduzido por laboratório universitário em clínica-escola, no qual estagiários a partir do terceiro semestre realizam os primeiros atendimentos e supervisões. Os relatos dos estagiários revelam uma predominância do pensamento calculante nos atendimentos. Ele se revela nas tentativas de explicação e convencimento dos estagiários junto aos clientes. O pensamento meditativo, via linguagem poética, aparece modestamente no modo como aos poucos, os estagiários passam a trazer imagens, metáforas e sugestões ao atendimento. O surgimento desta linguagem nos atendimentos revelou-se rico recurso à formação, pois ao não se ater no raciocínio lógico, possibilitou ao aluno experienciar como o pensamento meditativo na ação clínica propicia libertar o ser para a busca do sentido, reconduzindo-o ao modo de ser próprio.
Palavras-chave
competência clínica; assistência à saúde; psicologia clínica; psicologia existencial
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/ek.2021.53657
ISSN - 2316-4786 (on-line)
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