Ensaio sobre racismo e ontologia: ser humano enquanto relações sociais não tematizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2021.51942

Palavras-chave:

Racismo, Ontologia, Relações sociais não tematizadas

Resumo

Motivadas pelo assassinato do afro-americano George Floyd por um policial branco no ano de 2020, manifestações contra o racismo se espalharam pelo mundo. Houve ainda o caso do brasileiro João Alberto Freitas, homem negro, de 40 anos, que foi espancado e morto por dois seguranças em um hipermercado. Todavia, fatos racistas, como os explanados que vieram à tona pela grande mídia, sempre existiram enquanto questões de lutas contra o genocídio racial em curso, pelo menos no Brasil, desde a colonização. Só que esses casos empíricos só são a ponta do iceberg. Há atitudes para além da ideia de raça, mas que criam desvantagens para um grupo racial. O nosso dia a dia está carregado de implicações imperícias e do mesmo modo ontológicas. Portanto, este ensaio não foge à regra desta conjuntura. O presente trabalho busca apreender a investigação desse fenômeno que será realizada, de um lado, a partir do conceito recentemente desenvolvido, a saber, as relações sociais não tematizadas; e, de outro, através de uma tentativa de aplicação de tal conceito em certos fatos sociais, como o racismo. O racismo continua agindo na contemporaneidade, no entanto, de forma cada vez mais complexa. Apreender suas dinâmicas depende não apenas de buscas empíricas, como também de direções teóricas sobre os dados ontológicos que o definem, como as relações sociais não tematizadas.

Biografia do Autor

Marcelo Vinicius Miranda Barros, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Filosofia também pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica pela Faculdade Futura, mantida pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga (ICETEC). Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Integrante dos Grupos de Pesquisa em Filosofia 'Fenomenologia e Existencialismo' da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e 'Subjetividade no pensamento contemporâneo' da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pela CNPq. Fez parte da equipe editorial da Revista Ideação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia - NEF/UEFS. Foi co-fundador e editor-chefe da Revista Sísifo de divulgação filosófica. Atua principalmente nas seguintes áreas e temas: Filosofia Contemporânea, Filosofia Social, Filosofia da Psicologia, Teoria do Reconhecimento, Existencialismo, Fenomenologia, Corpo e Subjetividade.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Barros, M. V. M. (2021). Ensaio sobre racismo e ontologia: ser humano enquanto relações sociais não tematizadas. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 10(2), 288–315. https://doi.org/10.12957/ek.2021.51942