Orientar-se no campo da Orientação Profissional: contribuições da Fenomenologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2020.48142

Resumo

O objetivo deste artigo é o de mostrar como a noção de “orientação” é cabível e pertinente ao se pensar a prática da Orientação Profissional dentro de uma perspectiva fenomenológica. Defende-se que nessa área a palavra “orientação” não precisa ser abandonada desde que seja compreendida com um “se orientar”. Chega-se à posição de que não está em jogo, num processo de Orientação Profissional, determinar para alguém a profissão que ela deve seguir, mas o de proporcionar um espaço no qual a pessoa é convida a cuidar de como ela se orienta para as suas perspectivas futuras. Essa reflexão leva o artigo a pensar a própria natureza do campo da Orientação Profissional e a importância do diálogo em sua constituição, com o intuito de mostrar a importância de não se segregar deste campo, mesmo havendo concepções e compreensões divergentes de como se entende o fenômeno da escolha profissional nas diferentes abordagens.

Biografia do Autor

José Antonio Mesquita Perez, Universidade Paulista

Possui graduação em Psicologia (2014) e mestrado em Filosofia (2017) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É especializando em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (2018). Atualmente atua como psicoterapeuta em consultório particular; e é professor do curso de Psicologia na Universidade Paulista (UNIP). Seus interesses e estudos focam na área da psicologia fenomenológica-hermenêutica, na área da filosofia com ênfase na fenomenologia de Martin Heidegger, e no campo da Orientação Profissional e Carreira.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Perez, J. A. M. (2020). Orientar-se no campo da Orientação Profissional: contribuições da Fenomenologia. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 9(1), 195–222. https://doi.org/10.12957/ek.2020.48142