Preconceito ou pré-conceito? Construindo sentidos sobre preconceito e saúde à luz da hermenêutica de Hans-Georg Gadamer: uma revisão integrativa

Autores

  • Romano Deluque Júnior Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Márcio Luís Costa Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2020.47717

Resumo

Objetivou-se trazer um panorama à respeito do tema do preconceito dentro da perspectiva teórica da Hermenêutica Filosófica tal como é proposta por Hans-Georg Gadamer. Procedeu-se à uma revisão de literatura na modalidade de uma Revisão Integrativa que perguntou pelos principais  entendimentos acerca do tema do preconceito trazidos pelos trabalhos publicados nos últimos 10 anos. 17 estudos foram selecionados e categorizados seguindo tais categorias: ano de publicação, país de publicação, país de realização da pesquisa, periódico, área temática, ramo de atuação dos autores, indicadores de preconceito, delineamentos metodológicos, ferramenta para análise de dados, características das amostras, procedimentos éticos, e principais resultados e conclusões. A discussão tratou das problemáticas que mais emergiram dentro dos trabalhos selecionados. Concluiu-se ser, a hermenêutica filosófica, uma eficiente ferramenta para a construção de uma visão humanizada de saúde dentro de uma perspectiva onde todo conhecimento é antecedido por um preconceito que o antecede.


Biografia do Autor

Romano Deluque Júnior, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, Pesquisador de Temas como Preconceito e Democracia, Graduando em Direito. 

Márcio Luís Costa, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutor e mestre em Filosofia a pela Universidad Nacional Autônoma de México. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e formado em Filosofia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT). É Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Editor responsável pela revista Psicologia e Saúde.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Deluque Júnior, R., & Costa, M. L. (2020). Preconceito ou pré-conceito? Construindo sentidos sobre preconceito e saúde à luz da hermenêutica de Hans-Georg Gadamer: uma revisão integrativa. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 9(1), 223–252. https://doi.org/10.12957/ek.2020.47717