Entre bolhas e portas: um diálogo sobre a noção de intimidade entre Peter Sloterdijk e Gaston Bachelard

Autores

  • Renan Silva Carletti Instituto de Psicologia - USP
  • Gilberto Safra Instituto de Psicologia - USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2020.46739

Resumo

Este artigo pretende apresentar como a noção de “intimidade”, apresentada pelo filósofo alemão Peter Sloterdijk em sua obra “Esferas I – Bolhas”, foi desenvolvida em diálogo com o mesmo tema abordado em “A poética do espaço” de Gaston Bachelard. Desenvolveremos, inicialmente, como a intimidade é compreendida por cada autor e sua articulação com as concepções de “exterioridade” e “espaço”. Posteriormente, pela perspectiva do escritor Juliano Pessanha, assinalaremos a crítica à abordagem de Martin Heidegger que converge ambos autores e mostraremos consonâncias e divergências entre os mesmos. Por último, poderemos compreender como o “pensamento esferológico” do filósofo alemão guarda raízes nas reflexões sobre a imaginação e poesia do pensador francês.

Biografia do Autor

Renan Silva Carletti, Instituto de Psicologia - USP

Psicólogo, Mestre em Ciência da Religião e Doutorando em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia - USP. Possui formação teórica em Psicologia Fenomenológica-Hermenêutica pelo Instituto Dasein de São Paulo.

Gilberto Safra, Instituto de Psicologia - USP

Professor titular do Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia - USP

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Carletti, R. S., & Safra, G. (2020). Entre bolhas e portas: um diálogo sobre a noção de intimidade entre Peter Sloterdijk e Gaston Bachelard. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 9(1), 132–146. https://doi.org/10.12957/ek.2020.46739