Aproximando-se da distância: as principais disparidades do pensamento fraco de Vattimo ante a ontologia heideggeriana

Autores

  • Gabriel Debatin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2019.42605

Resumo

O presente ensaio pretende apresentar uma série de distanciamentos fundamentais entre o pensamento do italiano Gianni Vattimo, centrado no conceito de pensamento fraco, com a ontologia heideggeriana. A problemática consiste no confesso fato de Vattimo basear seu pensamento na filosofia de Heidegger; contudo, sob forte influência do pensamento de Nietzsche, o filósofo italiano acaba por desvirtuar certos conceitos cruciais da filosofia heideggeriana, conduzindo-a a conclusões diametralmente opostas às suas. Vattimo assevera, assim, que há um elemento niilista que perpassa toda a ontologia heideggeriana, não, contudo, apenas como um sintoma de uma sociedade decadente e indefinida, mas julga esta mesma ausência de sentido como a própria superação da metafísica tão almejada pela filosofia da história de Heidegger.

Biografia do Autor

Gabriel Debatin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Debatin, G. (2019). Aproximando-se da distância: as principais disparidades do pensamento fraco de Vattimo ante a ontologia heideggeriana. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 8(1), 183–200. https://doi.org/10.12957/ek.2019.42605