O perdão e a promessa como modos de preservação do mundo em Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2020.38142

Resumo

Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa da teoria da ação em Hannah Arendt, para a preservação do mundo. Num primeiro momento apresentaremos brevemente o conceito de mundo e sua direta relação com as reflexões fenomenológicas de Heidegger e Husserl, e em um segundo momento se fará a exposição os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, isto para compreendermos como estes se relacionam com o conceito de mundo de Arendt. Por fim, a partir da compreensão da fragilidade da ação e consequentemente do mundo, evidenciaremos a importância dos conceitos de perdão e promessa como meios de remediar a contigencialidade da ação e forma de preservar a possibilidade existência do mundo. Deste modo, a hipótese conclusiva desta pesquisa é que apesar da autora não ter apontado textualmente para a relação que esta posta neste trabalho a viabilização dos conceitos de perdão e promessa é extremamente frutífera para pensarmos o espaço do agir político, ou seja, pensarmos o mundo, na sociedade pós-guerra.

Biografia do Autor

Carlos Fernando Silva Brito, Universidade Federal do Piauí

Graduado em filosofia pelo IESMA (2016), Especialista em Ética e Filosofia Política pela UNYLEYA (2017), Mestrando em Filosofia na UFPI (2018).

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Silva Brito, C. F. (2020). O perdão e a promessa como modos de preservação do mundo em Hannah Arendt. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 9(1), 147–161. https://doi.org/10.12957/ek.2020.38142