Ciência e Hermenêutica da Facticidade: Heidegger e o Projeto de uma Filosofia Científica

Autores

  • Alexandre Franco de Sá

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2012.3810

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/ek.2012.3810O artigo discute a pretensão da ontologia fundamental de Martin Heidegger como ‘filosofia científica’, na segunda década do século XX. Segundo Heidegger, o projeto de uma ontologia fundamental, baseado no método fenomenológico e em uma hermenêutica da facticidade, deveria ser perguntarpelo modo de ser do ente capaz de colocar a questão ontológica sobre o ser, o Dasein. Heidegger posteriormente discute sobre a incapacidade de levar tal projeto a cabo. O presente artigo pretende tratar das razões desse fracasso, e dividir-se-á em três momentos. Num primeiro momento,procuramos caracterizar o termo ‘científico’ no que ele significa em uma ‘filosofia científica’. Em um segundo momento, procuramos explicar como o projeto heideggeriano de uma ontologia fundamental pode ser considerado como a execução de uma filosofia científica. No último momento, se tentará esclarecer como o projeto de Heidegger de uma filosofia científica é capaz de explicar o próprio fracasso da ontologia fundamental.

Biografia do Autor

Alexandre Franco de Sá

lexandre Franco de Sá nasceu em Lisboa, a 5 de Maio de 1972. Realizou estudos na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade de Lisboa, na Universidade Albert Ludwig (Freiburg, Alemanha) e na Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2007. É actualmente Professor no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no qual é Director do Curso de Licenciatura em Filosofia. É Presidente da Associação de Professores de Filosofia, membro da Direcção da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica e sócio da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, da Martin-Heidegger-Gesellschaft e da Carl Schmitt-Förderverein. É investigador da Unidade I&D Linguagem, Interpretação e Filosofia, sediada na Universidade de Coimbra, e colaborador em projectos do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Instituto de Filosofia Prática, da Universidade da Beira Interior (Covilhã). Os seus campos de investigação privilegiados são os da Filosofia Política e da Filosofia Moderna e Contemporânea, particularmente o da Fenomenologia. Traduziu obras de filósofos como Johann Gottlieb Fichte e Martin Heidegger, assim como de pensadores como Carl Schmitt, Ernst Jünger ou Eric Voegelin.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

de Sá, A. F. (2012). Ciência e Hermenêutica da Facticidade: Heidegger e o Projeto de uma Filosofia Científica. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 1(1). https://doi.org/10.12957/ek.2012.3810