Husserl e a metafísica da subjetividade: uma crítica heideggeriana a partir da noção de superação

Autores

  • Gustavo Augusto da Silva Ferreira Faculdade Ari de Sá - FAS

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2018.36557

Resumo

A crítica de Heidegger àquilo que ele chama de metafísica da subjetividade tem seu momento mais elevado quando o mesmo volta os olhos para a filosofia fenomenológica de Husserl. Não podendo abrir mão da crítica da filosofia husserliana para a realização de seu projeto de crítica da metafísica da subjetividade enquanto continuação do esquecimento do ser inerente à história do pensamento ocidental, Heidegger propõe a superação da fenomenologia transcendental de Husserl pela fenomenologia hermenêutica. Tal superação constitui o cerne do projeto heideggeriano no todo de sua crítica da metafísica da subjetividade, esta última tendo seu auge em Husserl e, consequentemente, o auge de tal superação sendo a leitura crítica da filosofia de Husserl, no que tange à metafísica da subjetividade.

Biografia do Autor

Gustavo Augusto da Silva Ferreira, Faculdade Ari de Sá - FAS

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Graduado em Teologia pela Faculdade Kurius - FAK; Mestre em Filosofia pelo Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará - UECE; Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará - UFC;  Professor e Pesquisador em Filosofia, atuou como decente na Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde fundou e coordenou o "Grupo de Estudos Feuerbach, Marx e pesquisas socio-políticas - UECE". Lecionou no Colégio Estadual Liceu do Ceará, Instituto Apostólico Livre, Instituto João Calvino de Humanidades e Instituto Agente Jovem. Atualmente, Ministra as Disciplinas de Filosofia Jurídica no Curso de Direito da Faculdade Ari de Sá - FAS e é pesquisador nas áreas de Filosofia , Antropologia [filosófica] e Teologia, além de ser também Editor da Revista Lampejo - revista eletrônica de Filosofia e Cultura.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

da Silva Ferreira, G. A. (2018). Husserl e a metafísica da subjetividade: uma crítica heideggeriana a partir da noção de superação. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 7(1), 99–119. https://doi.org/10.12957/ek.2018.36557