Paul Ricoeur e um novo conceito de interpretação: da hermenêutica dos símbolos à hermenêutica do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2018.33075

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre a riqueza da problemática hermenêutica como estruturante do pensamento de Ricoeur, seguindo o próprio percurso do autor  e esclarecendo a transição de uma hermenêutica dos símbolos para uma hermenêutica do discurso, não esquecendo que o projeto do filósofo e os horizontes do seu pensamento são a construção de uma nova antropologia e de uma ontologia da compreensão do ser humano aplicáveis à problemática educacional. Esclareceremos o que se entende por hermenêutica da via longa que passa, necessariamente, por opções metodológicas, em oposição à via curta ou imediata defendida por Husserl e Heidegger; das nossas reflexões emerge a questão do mal por intermédio de uma abordagem da hermenêutica dos símbolos e dos mitos. Finalmente, a hermenêutica do discurso como produção de sentidos ocupará a última parte deste texto. O mundo humano é constituído por todas as referências abertas pelos textos, sejam poéticos, míticos ou de outra índole. A ontologia proposta por Ricoeur, ontologia quebrada, ganha maior densidade por intermédio do percurso transitório entre a hermenêutica simbólica e a hermenêutica do discurso restauradora do sentido.

Palavras-chave: Paul Ricoeur; hermenêutica; hermenêutica dos símbolos; hermenêutica do discurso; mal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Tavares, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - São Paulo

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Sevilha. Tese de doutoramento sobre "El problema del mal y el sentido de la existencia en Paul Ricoeur".

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNINOVE. Editor da Revista ECCOS.

Foi Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) - Lisboa, Editor da Revista Lusófona de Educação.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

TAVARES, Manuel. Paul Ricoeur e um novo conceito de interpretação: da hermenêutica dos símbolos à hermenêutica do discurso. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 34–55, 2018. DOI: 10.12957/ek.2018.33075. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/33075. Acesso em: 4 maio. 2025.