A linguagem como Weltansicht: a objetividade da compreensão hermenêutica

Autores

  • Renata Ramos da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2017.31305

Resumo

Ao elucidar o caráter histórico da compreensão, na segunda parte de Verdade e Método, Gadamer contrapõem-se ao historicismo, uma vez que esse atribui uma pretensa objetividade às ciências humanas. A fim de defender a sua posição, o filósofo estabelece uma conexão entre os conceitos: história dos efeitos, consciência da história dos efeitos, mundo e linguagem. Tal conexão não é, contudo, realizada por mera justaposição destes, mas, ao contrário, por uma analogia entre os pares: história dos efeitos e consciência hermenêutica, por um lado, mundo e linguagem, por outro. Isto posto, pretendemos analisar a argumentação gadameriana em defesa do caráter hermenêutico da compreensão, mostrando que as razões para a consciência não objetivar a história são fundamentadas nas razões pelas quais o mundo não é objetivado na linguagem. Com isso, concluiremos que a visão gadameriana acerca da linguagem, assumindo um papel central na manutenção destas relações, é fundamental para a virada ontológica da hermenêutica.

Biografia do Autor

Renata Ramos da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ (2016) e professora assistente de filosofia da UERJ (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira).

Downloads

Publicado

2018-05-23

Como Citar

da Silva, R. R. (2018). A linguagem como Weltansicht: a objetividade da compreensão hermenêutica. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 6(2), 49–68. https://doi.org/10.12957/ek.2017.31305