Exaíphnēs (Platão) e Augenblick (Nietzsche) Em questão o acontecimento de uma mesma súbita transformação

Autores

  • Izabela Bocayuva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2017.29643

Resumo

DOI:10.12957/ek.2017.29643

Platão tematiza o acontecimento do acesso à filosofia como um salto súbito (exaíphnēs). Isso se dá muito explicitamente no mito da caverna e na Carta Sétima. Nietzsche, no discurso de Zaratustra Da visão e do enigma, ao apresentar o pensamento fundamental do Eterno Retorno que vale também como acontecimento do acesso à filosofia, tematiza o mesmo salto, denominando-o Instante (Augenblick). A intenção desse artigo é mostrar uma imbricação desses dois pensadores a partir desse aspecto do acesso ao pensamento radical.

Biografia do Autor

Izabela Bocayuva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro do PEC - Pólo de Estudos Classicos do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o NOESIS - Laboratório de Estudos em Filosofia Antiga da UERJ (www.noesisfilosofia.com.br). Em 2012 fez o Pós doutorado em Paris IV-Sorbonne sob a orientação de Barbara Cassin com o projeto "Os mitos de Platão". Faz parte do projeto CAPES/COFECUB atualmente em andamento entre o Centre Léon Robin de l'Université de Paris IV - Sorbonne e o Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Pertence ao Corpo Editorial da Revista Sofia (UFES), da Revista Anais de Filosofia Clássica (Laboratório OUSIA/UFRJ) e da Revista Ítaca (UFRJ). Tem experiência na área de Filosofia, sobretudo Filosofia Antiga, com ênfase em Pré-socráticos e Platão. Os autores contemporâneos mais estudados são Nietzsche e Heidegger.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Bocayuva, I. (2017). Exaíphnēs (Platão) e Augenblick (Nietzsche) Em questão o acontecimento de uma mesma súbita transformação. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 6(1), 13–33. https://doi.org/10.12957/ek.2017.29643