Da fenomenologia à significância ética: Levinas e o método fenomenológico

Autores

  • Fabiano Victor Campos Instituto Santo Tomás de Aquino

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2016.26974

Resumo

DOI:10.12957/ek.2016.26974

Este artigo visa analisar a maneira como Levinas compreende e se apropria do método fenomenológico. A hipótese que o norteia é a de que Levinas, ao reter o que considera o aspecto essencial encontrado no método fenomenológico de pensar, já elabora uma significativa reelaboração conceitual deste caminho, com vista a estabelecer o primado da ética. Partindo da elucidação da análise intencional como a procura do concreto, evidenciamos o princípio que, aos olhos levinasianos, rege o modo de pensar fenomenológico. Em seguida, mediante a caracterização da análise intencional como investigação dos horizontes de sentido, mostramos que a transposição do aspecto essencial auferido do método fenomenológico para o terreno da intriga ética exige uma verdadeira subversão da conceptualidade fenomenológica e uma superação do aspecto idealista da fenomenologia. Por fim, examinamos como o princípio que rege a análise fenomenológica é posto em prática por Levinas, conduzindo à ideia de que a exasperação como método seja apresentada como a possibilidade de exprimir discursivamente a relação metafísica com o outro humano e, por esse viés, com o próprio Deus.

Biografia do Autor

Fabiano Victor Campos, Instituto Santo Tomás de Aquino

Doutor e Mestre em Ciência da Religião pela UFJF. Graduação em Filosofia pela Puc Minas e especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Professor do Instituto Santo Tomás de Aquino e professor Assistente I da Puc Minas.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Campos, F. V. (2017). Da fenomenologia à significância ética: Levinas e o método fenomenológico. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 5(2), 41–68. https://doi.org/10.12957/ek.2016.26974