Fenomenologia e religião: uma leitura do livro "Fenomenologia da vida religiosa" de Heidegger

Autores

  • Marcos Alexandre Alves Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Alice Krebs Teles Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2017.25451

Resumo

DOI:10.12957/ek.2017.25451

O texto apresenta a preleção intitulada Introdução à fenomenologia da religião, proferida por Martin Heidegger, no semestre de inverno de 1920-21, em Freiburg. A proposta consistiu em elaborar uma fenomenologia da religião que serviria de base para uma ontologia formal. O livro está dividido em duas partes: 1ª parte trata da delimitação do método fenomenológico, explicita o objeto e forma de acesso adequado da religião enquanto experiência religiosa originária; 2ª parte aborda fenômenos religiosos concretos que estão em conexão com as epístolas paulinas e oferece uma exegese bíblica da experiência religiosa do cristianismo primitivo. A preleção concentrou-se em aplicar o método fenomenológico à experiência religiosa originária do cristianismo e não a religião enquanto tal, ou seja, realizar uma fenomenologia da vida fáctica a partir de documentos da história da religião.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Alves, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Doutor em Filosofia da Educação - UFPEL. Mestre em Filosofia - UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto no Curso de Filosofia e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Alice Krebs Teles, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens – Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Especialista em “Direito Constitucional Aplicado” – UNIFRA. “Educação e Direitos Humanos” - Faculdade Palotina – FAPAS. Graduada em Direito – UNIFRA.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Alves, M. A., & Teles, A. K. (2017). Fenomenologia e religião: uma leitura do livro "Fenomenologia da vida religiosa" de Heidegger. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 6(1), 6–11. https://doi.org/10.12957/ek.2017.25451