Considerações preliminares sobre as noções de habitar e construir em Martin Heidegger e Peter Sloterdijk

Autores

  • Maurício Fernando Pitta Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2016.22788

Resumo

Este artigo busca explicitar a ressonância do conceito de esfera de Peter Sloterdijk, espaço habitado e partilhado sempre por dois ou mais polos, a partir topologia de Martin Heidegger, centrada na noção ontológica de morada do ser, habitação do homem junto ao ente na totalidade. Apesar da dívida conceitual, Sloterdijk afasta-se de Heidegger quando repensa a técnica moderna, modus da abertura do ser da contemporaneidade no qual todos os entes surgem como meros recursos. Para Sloterdijk, ao considerarmos a gênese antropogênica da morada, podemos concluir que a própria morada (enquanto esfera) é construção antropotécnica gregária do animal humano. Inverte-se, assim, a relação habitar-construir. Este trabalho, portanto, tem a função de resgatar algumas relações conceituais entre os dois filósofos alemães a fim de clarificar e propor a discussão da diferença nas implicações teóricas e práticas de cada uma das concepções, a despeito de sua partilha de pressupostos filosóficos.

Biografia do Autor

Maurício Fernando Pitta, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Londrina (2016-) e licenciado em Filosofia pela mesma universidade (2012-2016). Tem por interesse as áreas de ontologia, fenomenologia, estética e relações entre filosofia e literatura. Entre seus referenciais teóricos, encontram-se obras de Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Martin Heidegger, Peter Sloterdijk e Vilém Flusser.

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Pitta, M. F. (2016). Considerações preliminares sobre as noções de habitar e construir em Martin Heidegger e Peter Sloterdijk. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 5(1), 61–71. https://doi.org/10.12957/ek.2016.22788