VI Congresso Internacional: Questões fundamentais da hermenêutica filosófica

Já está no ar o site do Congresso Internacional de Hermenêutica filosófica.

O site conta com informações sobre inscrições e disponibiliza a programação completa do congresso, com dias e horários das palestras e comunicações.

Acesse e saiba mais sobre o congresso:

http://hermeneuticaearte.org/index.html

O VI CONGRESSO INTERNACIONAL “QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA: ‘A HERMENÊUTICA DA OBRA DE ARTE’” possui como intento primordial promover a discussão, por meio de conferências, palestras, debates e minicursos, do estatuto contemporâneo da obra de arte e da filosofia da arte. Essa discussão, por sua vez, não se movimentará no interior de um horizonte conceitual não delimitado, mas se estruturará antes a partir das contribuições fornecidas pela tradição da hermenêutica filosófica desde a sua origem. Autores clássicos como Friedrich Schleiermacher, Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger, Hans-George Gadamer, Paul Ricoeur e Jacques Derrida, além de autores ainda vivos como Jean-Luc Marion e Günter Figal tornam-se, com isto, paradigmáticos para a consecução do objetivo proposto, o que significa dizer que grande parte das discussões do referido congresso girarão em torno deles ou de parte de seus conceitos. Trata-se, assim, de uma tentativa de investigar em primeiro lugar até que ponto a hermenêutica filosófica pode contribuir para uma reflexão consistente acerca da obra de arte e, em segundo lugar, de buscar um prosseguimento dos esforços da tradição hermenêutica em torno do problema da arte. O que procuramos aqui é alcançar antes de tudo uma visão clara acerca das perspectivas que se revelam hoje para a relação entre filosofia e arte, assim como até que ponto ainda é possível operar com conceitos tradicionais como mimesis, formação do gosto, prazer desinteressado e genialidade entre outros e com concepções que atribuem à arte o lugar de determinação histórica.

De 8 a 11 de outubro de 2013 na UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã - Rio de Janeiro.