Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia pretende se consolidar como um periódico seriado de caráter científico e acadêmico, publicado em formato digital e editado semestralmente. Tem como objetivo publicar materiais inéditos em formato de artigos e resenhas, além de traduções e entrevistas que estejam de acordo com os requisitos do periódico de modo que se mantenham condizentes com a especialidade do tema, orientados a partir do referencial teórico hermenêutico-fenomenológico e de seus desdobramentos nos séculos XX e XXI.

 

Políticas de Seção

Artigos

Avaliação cega pelos pares 

Double Blind Peer Review

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

RESENHAS

- 4 a 20 páginas (incluindo referências bibliográficas e notas)
 
- Livros nacionais com até três anos de publicação;
 
- Livros internacionais com até seis anos de publicação.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Diálogos

Seção destinada exclusivamente a discussões e comentários entre autores de suas publicações recentes.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Ekstasis adota a política do duplo parecer às cegas (double-blind peer-review) para aprovação das contribuições a serem periodicamente publicadas. Essa política envolve, em linhas gerais, a observação dos seguintes pontos:
1. Todas as contribuições deverão ser submetidas eletronicamente pelo site da Ekstasis, seguindo as cinco etapas.
2. Após a submissão da contribuição, o(s) autor(es) deverá(ão) acompanhar no site o processo de avaliação que pode durar de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias.
3. O processo de avaliação tem início quando o editor-gerente, após uma análise preliminar do documento enviado pelo(s) autor(es),  indica um editor responsável pelo processo de avaliação da submissão junto aos avaliadores/pareceristas e ao(s) autor(es).
4. O editor responsável, após a análise da adequação às diretrizes e normas da revista, submete a contribuição a 2 (dois) avaliadores/pareceristas, dando início à primeira rodada de avaliação.
5. Os avaliadores/pareceristas podem ser os membros do Conselho Editorial da Ekstasis ou convidados externos, que contribuam com o processo avaliativo e garantam a qualidade científica das publicações;
6. Após o resultado da primeira rodada de avaliação, o autor será informado da decisão dos avaliadores/pareceristas e deverá providenciar, em caso de aprovação condicionada, em até 7 (sete) dias, a adequação de sua contribuição às observações dos avaliadores/pareceristas.
7. Compete ao editor definir se haverá ou não necessidade de uma segunda rodada de avaliação para as contribuições aprovadas sob condição.
Durante todo o processo de avaliação, é garantido o sigilo e o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas. Para garantir o sigilo e o anonimato, autores, editores e avaliadores devem observar os seguintes cuidados em relação aos documentos enviados eletronicamente no site da revista:
1. Os autores do documento devem excluir todas as referências que podem levar à identificação da autoria de sua contribuição;
2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das "Propriedades do Documento", em "Arquivo" no menu principal do Adobe Acrobat.
A aceitação final das contribuições para publicação depende da prévia recomendação favorável dos pareceristas, da efetivação dos ajustes necessários pelos autores e da aprovação final do Conselho e do Corpo Editorial da Ekstasis.

 

 

Periodicidade

Semestral. A revista Ekstasis publica um volume anual com dois números semestrais. O primeiro volume é de temática livre e recebe submissões em fluxo contínuo. O segundo volume possui tema definido previamente e as submissões devem obedecer ao prazo estipulado nas chamadas de trabalho divulgadas com antecedência.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...