Sobre a Revista

Foco e Escopo

Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia pretende se consolidar como um periódico seriado de caráter científico e acadêmico, publicado em formato digital e editado semestralmente. Tem como objetivo publicar materiais inéditos em formato de artigos e resenhas, além de traduções e entrevistas que estejam de acordo com os requisitos do periódico de modo que se mantenham condizentes com a especialidade do tema, orientados a partir do referencial teórico hermenêutico-fenomenológico e de seus desdobramentos nos séculos XX e XXI.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Ekstasis adota a política do duplo parecer às cegas (double-blind peer-review) para aprovação das contribuições a serem periodicamente publicadas. Essa política envolve, em linhas gerais, a observação dos seguintes pontos:
1. Todas as contribuições deverão ser submetidas eletronicamente pelo site da Ekstasis, seguindo as cinco etapas.
2. Após a submissão da contribuição, o(s) autor(es) deverá(ão) acompanhar no site o processo de avaliação que pode durar de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias.
3. O processo de avaliação tem início quando o editor-gerente, após uma análise preliminar do documento enviado pelo(s) autor(es),  indica um editor responsável pelo processo de avaliação da submissão junto aos avaliadores/pareceristas e ao(s) autor(es).
4. O editor responsável, após a análise da adequação às diretrizes e normas da revista, submete a contribuição a 2 (dois) avaliadores/pareceristas, dando início à primeira rodada de avaliação.
5. Os avaliadores/pareceristas podem ser os membros do Conselho Editorial da Ekstasis ou convidados externos, que contribuam com o processo avaliativo e garantam a qualidade científica das publicações;
6. Após o resultado da primeira rodada de avaliação, o autor será informado da decisão dos avaliadores/pareceristas e deverá providenciar, em caso de aprovação condicionada, em até 7 (sete) dias, a adequação de sua contribuição às observações dos avaliadores/pareceristas.
7. Compete ao editor definir se haverá ou não necessidade de uma segunda rodada de avaliação para as contribuições aprovadas sob condição.
Durante todo o processo de avaliação, é garantido o sigilo e o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas. Para garantir o sigilo e o anonimato, autores, editores e avaliadores devem observar os seguintes cuidados em relação aos documentos enviados eletronicamente no site da revista:
1. Os autores do documento devem excluir todas as referências que podem levar à identificação da autoria de sua contribuição;
2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das "Propriedades do Documento", em "Arquivo" no menu principal do Adobe Acrobat.
A aceitação final das contribuições para publicação depende da prévia recomendação favorável dos pareceristas, da efetivação dos ajustes necessários pelos autores e da aprovação final do Conselho e do Corpo Editorial da Ekstasis.

 

Periodicidade

Semestral. A revista Ekstasis publica um volume anual com dois números semestrais. O primeiro volume é de temática livre e recebe submissões em fluxo contínuo. O segundo volume possui tema definido previamente e as submissões devem obedecer ao prazo estipulado nas chamadas de trabalho divulgadas com antecedência.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.