MULHER NEGRA E EDUCAÇÃO: A COLONIALIDADE DESTRÓI, VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS RECONSTROEM

Autores

  • Ana Cristina da Costa Gomes
  • Luciana Ribeiro de Oliveira UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2019.42066

Palavras-chave:

raça, gênero, educação, politicas publicas, desigualdades

Resumo

Motivado pela notícia do jornal Estadão de janeiro de 2018, este trabalho tem por objetivo pensar quais seriam as situações apresentadas no percurso escolar da mulher negra que levam a mesma a trazer para suas vivências pessoais e coletivas as experiências de fracasso no âmbito escolar como reflexo do racismo institucional, acentuando as desigualdades sociais em que se encontra a mulher negra. Tomamos como base para essa discussão os valores civilizatórios afro-brasileiros e seu papel enquanto delineadores de uma forma de estar no mundo considerando a relevância do processo histórico de branqueamento. Esses pontos serão pensados sob a ótica de Frantz Fanon, Gayatri Spivak, Maria Lugones e Azoilda Loretto da Trindade.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Costa Gomes

Atualmente é professora regente - Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Negra. Dedica-se `a Educação, mais especificamente no campo das relações étnico-raciais, com ênfase no ensino da Língua Portuguesa. Também realiza trabalhos na área de audiovisual como cineasta e roteirista, tendo como principal foco temas ligados `a mulher negra e o combate a toda a forma de violência contra a mulher. Membra do colegiado do Fórum Permanente de Diálogos das Mulheres Negras com o Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pelo Programa de pós- graduação em Educação PPGEdU-UNIRIO. Doutoranda em Educação UNIRIO. Ativista do Movimento de Mulheres Negras é uma das coordenadoras do Fórum Estadual de Mulheres Negras -RJ, compondo o GT de Educação. Organizadora do Vamos Brincar de Quilombo: espaço de letramentos em diferentes áreas de estudos da da Educação Infantil e séries iniciais, tendo como referência os valores culturais afro-brasileiros e africanos.

Luciana Ribeiro de Oliveira, UNIRIO

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, mestre em
Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, especialista em Docência do Ensino
Superior pela Universidade Cândido Mendes/AVM e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela
Universidade Estácio de Sá/UNESA. Possui experiência na área de educação a distância, projetos educacionais
em organizações sociais e formação de educadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação,
comunicação e educação étnico-racial. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa: avaliação e
currículo/GEPAC.

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Publicado

2020-05-19

Edição

Seção

Artigos