ENTRE RIOS, PONTES E OVERDRIVES: ACESSO E PERMANÊNCIA DE MULHERES NOS SERVIÇOS DA RAPS DIANTE DO DESMONTE DAS POLÍTICAS SOBRE DROGAS DO RECIFE

Autores

  • Brunna Rayane Carvalho de Amorim
  • Paula Regina Lima de Moraes Pergentino

DOI:

https://doi.org/10.12957/cesp.2019.33027

Palavras-chave:

Classe, Drogas, Gênero, Raça

Resumo

Considerando as relações de sexo/gênero como relações estruturantes, consubstanciadas com os conflitos de classe e raça, esse artigo tem como objetivo refletir sobre o impacto do desmonte das Políticas Sobre Drogas do Recife no acesso e permanência de mulheres exploradas sexualmente e que fazem uso de crack nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Por estarem inseridas em um sistema patriarcal, sexista, proibicionista e classista, essas mulheres têm seus direitos ainda mais violados pelo crescente conservadorismo e criminalização das suas vidas e dos seus corpos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado através de pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo.

Biografia do Autor

Paula Regina Lima de Moraes Pergentino

Assistente Social graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),mestre em Serviço Social (UFPE), membro do Grupo de Estudos sobre Álcool e Drogas (UFPE)

Downloads

Publicado

2020-05-19

Edição

Seção

Artigos