Políticas públicas de redistribuição e acesso à cidadania feminina: direitos econômicos e sociais e emancipação das mulheres

Autores

  • Mariana Barrêto Nóbrega de Lucena Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Feminismo, Feminismo socialista, Direitos econômicos e sociais, Bolsa Família.

Resumo

As tendências culturalistas do movimento feminista têm relegado o problema da subordinação econômica como questão fundamental na luta pela emancipação das mulheres. Este artigo intenta retomar o combate ao capitalismo como fator fundamental à libertação das mulheres. Este sistema, ao lado do patriarcado e do racismo, compõem três formas de dominação-exploração que impedem a plena cidadania das mulheres. Ao final, será mostrado o exemplo do programa de transferência de renda Bolsa Família e seus impactos na vida das mulheres habitantes dos rincões brasileiros; onde se verá que a questão feminina ultrapassa a necessidade de reconhecimento cultural, mas também requer a redistribuição de bens econômicos. 

Biografia do Autor

Mariana Barrêto Nóbrega de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Direitos Humanos, Econômicos e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba/Escola Superior da Magistratura; Especialista em Ciências Criminais pelo Centro Universitário de João Pessoa/Instituto Brasileiro de Ciências Criminais; Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2014-05-17

Edição

Seção

Artigos