Os perfis de presidentes latino-americanos no Twitter: desafios da representação política no contexto da desintermediação comunicacional

Autores

  • Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini UFJF
  • Paulo Roberto Figueira Leal UFJF

Resumo

A participação crescente de atores políticos (governantes e candidatos, por exemplo) nas mídias sociais da internet pode representar uma mudança na relação entre representantes e representados? Além de funcionar como canal alternativo e direto de comunicação para os políticos, mídias sociais possibilitam, em tese, a interação entre estes e os cidadão – e isso num contexto social marcado por amplos processos de desintermediação comunicacional e autocomunicação, conforme Castells. A proposta deste estudo é, numa pesquisa exploratória, apontar como quatro presidentes latino-americanos utilizam o Twitter para se comunicar com os cidadãos. Investiga-se, por meio de análise de conteúdo, em que medida a apropriação da ferramenta nesses casos específicos trouxe resultados de adensamento das interações entre representados e representados ou limitou-se a objetivos pragmáticos de posicionamento de imagem das lideranças.

Palavras-Chave: Representação. Twitter. América Latina.

Abstract
The growing participation of political actors (rulers and candidates, for example) in internet’s social media may represent a change in the relationship between representatives and represented? Besides acting as an alternative and direct channel of communication for politicians, social media allow, in theory, the interaction between them and the citizens - and that in a social context marked by broad processes of communicational disintermediation and self-communication, according to Castells. This work proposes an exploratory research, pointing out how four Latin American presidents use Twitter to communicate with citizens. It investigates, through content analysis, the extent to which the appropriation of the tool in these specific cases brought densification outcomes of interactions between representatives and represented, or was it limited to pragmatic goals of image positioning of political leaders.
Keywords: Representation; Twitter; Latin America

Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini, UFJF

Mestranda em Estética, Redes e Tecnocultura do PPGCom/UFJF. Interesses de pesquisa incluem comunicação política, comportamento eleitoral, redes sociais e tecnologias da cognição.

Paulo Roberto Figueira Leal, UFJF

Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ e professor da Faculdade de Comunicação da UFJF.

Downloads

Publicado

2012-09-17

Edição

Seção

Artigos