Um texto biográfico sobre Isaac Newton como subsídio para uma atividade reflexiva em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2022.71408

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Textos, Subjetividade

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar uma atividade de ensino de física fundamentada na leitura do texto “Uma libertação do arado” de David Berlinski, que aborda elementos biográficos e socioculturais do físico Isaac Newton. Temos como pressuposto que o uso de textos em aulas de ciências pode mobilizar estudantes a refletirem sobre o próprio contexto sociocultural. Os dados analisados nesta pesquisa são relatos escritos pelos estudantes, após a leitura do capítulo proposto. Tais informações foram submetidas aos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo e como resultado apresenta-se um conjunto de três categorias que correspondem aos principais temas emergentes da reflexão estudantil, são eles: 1) Inspiração para estudar; 2) Relação com a família e 3) Projeto pessoal. O artigo apresenta em cada categoria exemplos de relatos e destaca os aspectos socioculturais dos temas emergentes. Consideramos que esta ação pedagógica foi capaz de proporcionar um espaço favorável à produção de sentidos, fazendo emergir a subjetividade na construção de conhecimentos. 

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Fejolo, T. B. (2022). Um texto biográfico sobre Isaac Newton como subsídio para uma atividade reflexiva em sala de aula. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (1), e71408. https://doi.org/10.12957/impacto.2022.71408

Edição

Seção

Artigos