Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2022.70359Resumo
O professor Maldaner nos fala nesta entrevista sobre sua trajetória acadêmica comentando os passos que deu em sua formação para se tornar professor de ciências e química. Reflete sobre o surgimento de sua família no centro/norte do estado do Rio Grande do Sul, da religiosidade da família e comenta ser muito frequente que as famílias se sentissem orgulhosas de ter filhos vocacionados para a religião, tornando-se padres ou freiras. Aos 11 anos de idade foi interno em um seminário, o que durou cerca de dez anos. Após se formar em Licenciatura em Filosofia, iniciou a carreira do magistério em Chapecó-SC, ministrando aulas de Física e Química apoiado em livros didáticos da época. Formou-se também em Licenciatura em Ciências e passou a lecionar no nível universitário, quando frequentou um curso de especialização que o levou a fazer o mestrado no Instituto de Química da Unicamp e anos depois o doutorado na Faculdade de Educação da mesma instituição. Suas principais contribuições acadêmicas estão nos estudos sobre o conhecimento do professor e na proposição e desenvolvimento das Situações de Estudo como unidade organizadora do currículo. Dada sua experiência de trabalho e em princípios teóricos, Maldaner defende a participação ativa do professor na organização curricular e de uma sociedade mais próxima à escola na construção de soluções para a educação.Downloads
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Publicado
2022-09-27
Como Citar
GIORDAN, Marcelo; MALDANER, Otavio Aloisio. Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner. Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, n. 1, p. e70359, 2022. DOI: 10.12957/impacto.2022.70359. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/70359. Acesso em: 13 maio. 2025.
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Entrevista
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