Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2022.70359

Resumo

O professor Maldaner nos fala nesta entrevista sobre sua trajetória acadêmica comentando os passos que deu em sua formação para se tornar professor de ciências e química. Reflete sobre o surgimento de sua família no centro/norte do estado do Rio Grande do Sul, da religiosidade da família e comenta ser muito frequente que as famílias se sentissem orgulhosas de ter filhos vocacionados para a religião, tornando-se padres ou freiras. Aos 11 anos de idade foi interno em um seminário, o que durou cerca de dez anos. Após se formar em Licenciatura em Filosofia, iniciou a carreira do magistério em Chapecó-SC, ministrando aulas de Física e Química apoiado em livros didáticos da época. Formou-se também em Licenciatura em Ciências e passou a lecionar no nível universitário, quando frequentou um curso de especialização que o levou a fazer o mestrado no Instituto de Química da Unicamp e anos depois o doutorado na Faculdade de Educação da mesma instituição. Suas principais contribuições acadêmicas estão nos estudos sobre o conhecimento do professor e na proposição e desenvolvimento das Situações de Estudo como unidade organizadora do currículo. Dada sua experiência de trabalho e em princípios teóricos, Maldaner defende a participação ativa do professor na organização curricular e de uma sociedade mais próxima à escola na construção de soluções para a educação.

Downloads

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Giordan, M., & Maldaner, O. A. (2022). Entrevista com Otávio Aloisio Maldaner. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (1), e70359. https://doi.org/10.12957/impacto.2022.70359

Edição

Seção

Entrevista