MANUEL CORREIA DE ANDRADE: um intelectual na Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.93103

Palavras-chave:

Geografia. Homenagem. Manuel Andrade. Trajetória Intectual. Política.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma homenagem ao geógrafo Manuel Correia de Andrade a partir da identificação e análise de aspectos centrais de sua obra, relacionando-os à sua trajetória intelectual e política. A partir de documentos, artigos e livros, buscou-se estabelecer um escrutínio de sua importância para a Geografia em quatro partes principais: o homem e o profissional, a AGB – um ponto de encontros, o reconhecimento e a permanência de suas formulações: outras leituras da região Nordeste e um pensador comprometido com a transformação social e com a sustentabilidade. A partir de tais aspectos, considera-se que suas experiências pessoais e profissionais se entrecruzam na consolidação de uma abordagem geográfica que articula os estudos regionais a processos geopolíticos em outras escalas, assim como articula tais aspectos ao entendimento dos processos de dominação territorial e de ampliação de desigualdades no Brasil em relação ao mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Borzacchiello da Silva , Universidade Federal do Ceará

Professor Emérito e Titular da Universidade Federal do Ceará. Pós-doutoramento em Geografia Humana pela Université de Paris IV - Sorbonne. Doutor e mestre em Geografia Humana pela USP. Professor dos programas de pós-graduação em geografia da UFC e da PUC-Rio. Coordenador da área de Geografia da CAPES (2008/2010). Presidente da AGB (1986-1988). Presidente da ANPEGE (2003-2005). Membro do comitê científico das revistas - TERRA LIVRE, CIDADES, CONFINS, MERCATOR e GEOUERJ. Atua na área de Geografia Urbana.

Alexsandra Maria Vieira Muniz, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2014), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). É bacharel (2001) e licenciada (2006) em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo Fortaleza (Lapur). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Ensino e Geografia Agrária.

Gustavo Godinho Benedito , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bacharel, licenciado, mestre e doutor em Geografia pela PUC-Rio. Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Metropolização (NEPEM – PUC-Rio). Atua na área de Geografia Urbana e Epistemologia da Geografia.

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste. 1 a ed. São Paulo: Brasiliense: 1963.

ANDRADE, Manuel Correia de. Espaço, polarização e desenvolvimento: a teoria dos pólos de desenvolvimento e a realidade nordestina. Recife: Centro Reg. Ad, Municipal, 1967. 150p

ANDRADE, Manuel Correia de. Paisagens e problemas do Brasil (Aspectos da vida rural brasileira frente à industrialização e ao crescimento econômico). 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1970.

ANDRADE, Manuel Correia de. Classes sociais e agricultura no Nordeste. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 1985. 105p. (Estudos e Pesquisas n. 39)

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica do Nordeste: o espaço e a economia nordestina. São Paulo: Atlas, 4ª. Edição, 1987. 177p.

ANDRADE, Manuel Correia de. Homem e natureza: por uma política de meio ambiente para o Brasil. Caderno Prudentino de Geografia, n.15, 1993.

ANDRADE, Manuel Correia de. O Nordeste e a questão regional. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1993.

BACELAR, Tânia. Herança de diferenciação e futuro de fragmentação. São Paulo. Estudos Avançados, v. 11, n. 29, p. 7-36, 1997.

CRUZ, Dalcy da Silva. Memórias de um Geógrafo: Manuel Correia De Andrade – O CantodoNordeste.http://www.cchla.ufrn.br/humanidades/ARTIGOS/GT14/MEMORIAS%20%5B1%5D.pdf.

EVANGELISTA, Helio de Araujo. Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico. Economia política do desenvolvimento. Maceió, v. III, Edição especial, p. 91-101, ago. 2010.

ROCHA, Gerlane Gomes da; GOMES, Rodrigo Dutra. Entre o geopolítico e o regional: o pensamento geográfico de Manuel Correia de Andrade. Revista Mutirõ, v. III, n. 2, 2022.

MARINO, Leonardo F. Manuel Correia de Andrade: um geógrafo voltado para as causas sociais. Dicionário dos Geógrafos Brasileiros, vol.1, Editora & Letras, p.101-118, 2014.

NICOLAS, Daniel Hiernaux. Notas conceituais: as concepções espaço-temporais In: Território Globalização e Fragmentação. 5º ed. São Paulo: Hucitec – Anpur, 1998.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

BORZACCHIELLO DA SILVA , José; MARIA VIEIRA MUNIZ, Alexsandra; GODINHO BENEDITO , Gustavo. MANUEL CORREIA DE ANDRADE: um intelectual na Geografia. Geo UERJ, Rio de Janeiro, v. 48, 2025. DOI: 10.12957/geouerj.2025.93103. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/93103. Acesso em: 4 fev. 2026.