MANUEL CORREIA DE ANDRADE: um intelectual na Geografia
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2025.93103Palavras-chave:
Geografia. Homenagem. Manuel Andrade. Trajetória Intectual. Política.Resumo
O presente artigo objetiva apresentar uma homenagem ao geógrafo Manuel Correia de Andrade a partir da identificação e análise de aspectos centrais de sua obra, relacionando-os à sua trajetória intelectual e política. A partir de documentos, artigos e livros, buscou-se estabelecer um escrutínio de sua importância para a Geografia em quatro partes principais: o homem e o profissional, a AGB – um ponto de encontros, o reconhecimento e a permanência de suas formulações: outras leituras da região Nordeste e um pensador comprometido com a transformação social e com a sustentabilidade. A partir de tais aspectos, considera-se que suas experiências pessoais e profissionais se entrecruzam na consolidação de uma abordagem geográfica que articula os estudos regionais a processos geopolíticos em outras escalas, assim como articula tais aspectos ao entendimento dos processos de dominação territorial e de ampliação de desigualdades no Brasil em relação ao mundo.
Downloads
Referências
ANDRADE, Manuel Correia de. A terra e o homem no Nordeste. 1 a ed. São Paulo: Brasiliense: 1963.
ANDRADE, Manuel Correia de. Espaço, polarização e desenvolvimento: a teoria dos pólos de desenvolvimento e a realidade nordestina. Recife: Centro Reg. Ad, Municipal, 1967. 150p
ANDRADE, Manuel Correia de. Paisagens e problemas do Brasil (Aspectos da vida rural brasileira frente à industrialização e ao crescimento econômico). 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1970.
ANDRADE, Manuel Correia de. Classes sociais e agricultura no Nordeste. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana, 1985. 105p. (Estudos e Pesquisas n. 39)
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica do Nordeste: o espaço e a economia nordestina. São Paulo: Atlas, 4ª. Edição, 1987. 177p.
ANDRADE, Manuel Correia de. Homem e natureza: por uma política de meio ambiente para o Brasil. Caderno Prudentino de Geografia, n.15, 1993.
ANDRADE, Manuel Correia de. O Nordeste e a questão regional. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1993.
BACELAR, Tânia. Herança de diferenciação e futuro de fragmentação. São Paulo. Estudos Avançados, v. 11, n. 29, p. 7-36, 1997.
CRUZ, Dalcy da Silva. Memórias de um Geógrafo: Manuel Correia De Andrade – O CantodoNordeste.http://www.cchla.ufrn.br/humanidades/ARTIGOS/GT14/MEMORIAS%20%5B1%5D.pdf.
EVANGELISTA, Helio de Araujo. Manuel Correia de Andrade e a perspectiva ambiental no seu pensamento econômico. Economia política do desenvolvimento. Maceió, v. III, Edição especial, p. 91-101, ago. 2010.
ROCHA, Gerlane Gomes da; GOMES, Rodrigo Dutra. Entre o geopolítico e o regional: o pensamento geográfico de Manuel Correia de Andrade. Revista Mutirõ, v. III, n. 2, 2022.
MARINO, Leonardo F. Manuel Correia de Andrade: um geógrafo voltado para as causas sociais. Dicionário dos Geógrafos Brasileiros, vol.1, Editora & Letras, p.101-118, 2014.
NICOLAS, Daniel Hiernaux. Notas conceituais: as concepções espaço-temporais In: Território Globalização e Fragmentação. 5º ed. São Paulo: Hucitec – Anpur, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Borzacchiello da Silva , Alexsandra Maria Vieira Muniz, Gustavo Godinho Benedito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.

Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.