A IGREJA BATISTA DA LAGOINHA E SUAS ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO NO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.88417Keywords:
Evangélicos , Igreja Batista da Lagoinha, Estratégia territorial, Rio de JaneiroAbstract
Este artigo procura apresentar e discutir a atuação e expansão territorial da Igreja Batista da Lagoinha (IBL) no Rio de Janeiro, denominação pentecostal originada em Minas Gerais, em 1957. Em 2013, implantou seu primeiro templo no Rio e passou a se difundir pelo território brasileiro. Sua estratégia de expansão territorial abrange tanto a implantação de imponentes templos sede, esteticamente modernos, como também pela simples prática da nucleação, ou seja, pela organização de grupos de pregação em diversos territórios, denominada pela Igreja como Grupos de Crescimento (GCs). Abrange, igualmente, a utilização intensiva de redes sociais e plataformas digitais, sempre associada às formas espaciais implantadas pela IBL. Com relação à estratégia locacional, observa-se que a IBL tem priorizado áreas mais valorizadas, sobretudo, para a instalação dos templos sede. Em geral, estão situados em principais vias de circulação, com infraestrutura e comércio. Além das atividades religiosas, a Igreja realiza inúmeras ações assistencialistas, que incluem toda a comunidade religiosa e criam laços de pertencimento. Do ponto de vista metodológico, este estudo foi elaborado a partir dados do Censo Demográfico do IBGE, do site da IBL e de pesquisas de campo realizadas nas igrejas da Barra da Tijuca, Leblon e Niterói, Rio de Janeiro. Organizado em três partes, este artigo inicia apresentando algumas considerações sobre o crescimento evangélico brasileiro a partir da década de 1970, com intuito de situar a IBL nesse contexto. Será detalhado o surgimento e a expansão da IBL no Rio de Janeiro. Por fim, suas atuais estratégias de difusão serão exploradas.
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